Avaliação Diocesana de Pastoral: apresentados preparativos para o VII Congresso Regional da Pastoral Familiar

A Pastoral Familiar Diocesana, coordenada pelo padre Marcélio Fernandes de Godoy, e pelo casal Tomas Antônio Antunes e Telma Gonçalves de Oliveira, apresentaram na noite do dia 30 de novembro, na Avaliação Diocesana de Pastoral, os preparativos para o VII Congresso Regional da Pastoral Familiar, que será sediado em 2021, na Diocese de Uruaçu.

De acordo com padre Marcélio, a proposta visa fazer um caminho de dois anos, momento de Pré-Congresso na Diocese de Uruaçu, com o objetivo de reavivar a Pastoral Familiar na Diocese. Para isso, a pastoral vai oferecer material e propostas de trabalho que atendem a um pedido especial do papa Francisco. “O papa quer encontros mais prolongados de preparação dos jovens para o casamento e acompanhamento aos recém-casados pelo menos por dois anos, em vez dos cursos de fins de semana. Esperamos que o nosso Congresso possa trazer motivação e inovação para nossa Igreja”, afirmou o sacerdote.

Neste período de Pré-Congresso, outro destaque será a peregrinação da imagem da Sagrada Família por todas as foranias da diocese. “Diante da peregrinação da imagem nós vamos poder acolher as famílias, será um momento de fé, devoção, alegria, e do amor que vem de Deus. Diante deste congresso, o nosso sonho se tornou o sonho de Deus. Cada padre, irmã, leigo e religioso, trabalhemos juntos para que esse sonho de Deus seja vivo nas famílias da nossa Diocese de Uruaçu”, convocou Telma Gonçalves.

O VII Congresso Regional da Pastoral Familiar, que deverá acontecer em setembro de 2021, acontecerá na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Goianésia, A Pastoral Familiar espera que este seja um momento forte para a Pastoral Familiar na diocese. “Vamos anunciar o amor, a família como ela é, um sonho de Deus aqui na terra. O papa Francisco clama este acolhimento às famílias de uma forma geral, sobretudo as famílias em situações difíceis. É isso que nós precisamos”, comentou Telma. Até lá, conforme padre Marcélio, a Comissão Diocesana da Pastoral Familiar vai visitar todas as foranias e oferecer um itinerário catequético à luz da Exortação Apostólica Pós-Sinodal Amoris Laetitia. “Com o Pré-Congresso queremos formar agentes qualificados, santificar os laços familiares, promover a missão em família, articular o trabalho em conjunto com outras pastorais e movimentos”, disse.

O cronograma do itinerário até o Congresso Regional começa em 2019 com os congressos paroquiais, continuando em 2020 com os Congressos das Foranias, concluindo em 2021 com o Congresso na Diocese que será o Congresso Regional, que receberá participantes das outras 11 dioceses presentes no Regional Centro-Oeste da CNBB.

Setor de Comunicação Diocesano