Avaliação Diocesana de Pastoral: Igreja de Uruaçu sediará XX Encontro Regional da Infância e Adolescência Missionária

Durante a Avaliação Diocesana de Pastoral, que aconteceu nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, o Conselho Missionário Diocesano (Comidi) apresentou a Igreja de Uruaçu como sede do XX Encontro Regional da Infância e Adolescência Missionária (XX Erim). Padre Inocêncio Xavier, coordenador do Comide, lembrou que esta será a terceira oportunidade em que a diocese sediará o evento. Ele ressaltou que desta vez será um momento diferente e oportuno para promover o Erim, já que a Igreja no mundo inteiro estará celebrando o Mês Missionário Extraordinário, convocado pelo papa Francisco.

O Erim deverá acontecer na Paróquia Sant’Ana, Catedral de Uruaçu, nos dias 11 a 13 de outubro de 2019. No Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) já aprovou a proposta de celebração do Mês Missionário Extraordinário com várias atividades e movimentação. “Será um momento de despertar para a missão ad gentes, retomar com novo impulso a celebração da vida e da pastoral”, enfatizou padre Inocêncio.

Será impulsionador da dimensão missionária também, no ano de 2019, o Sínodo para a Amazônia a ser realizado no mês de outubro. “A caridade missionária é uma das propostas do Sínodo para a Amazônia e, teremos também propostas de fortalecimento dos Comidis. Em meio a tudo isso vai acontecer o nosso Erim e gostaríamos de contar com a participação de todas as paróquias da diocese”, ressaltou Sirlene Xavier, coordenadora da Infância e Adolescência Missionária (IAM) na Diocese de Uruaçu.

Peregrinação

A partir de janeiro começam os trabalhos de divulgação do Erim na Diocese de Uruaçu. Até a realização do evento, uma imagem com as crianças que representam a Infância e Adolescência Missionária (IAM) deverá peregrinar pelas paróquias. “Temos todo um processo de organização do evento que devemos mobilizar as paróquias e comunidades, por meio das crianças. Desse modo, conseguimos também atingir as famílias”, destacou Sirlene. O programa da peregrinação deverá ser divulgado em breve.