Celebração da Semana Santa em Formoso

procissão VIICom a celebração do Domingo de Ramos deu- se início à Semana Santa e lembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, aclamado pelos judeus.  A  Igreja recorda os louvores da multidão cobrindo os caminhos para a passagem de Jesus, com ramos e matos proclamando: “Hosana ao Filho de David. Bendito o que vem em nome do Senhor”. (Lc 19, 38 – MT 21, 9). Com esse gesto, portando ramos durante a procissão, os cristãos da Comunidade Católica de Formoso  manifestaram  sua fé em Jesus como Rei e Senhor. Por meio da procissão no dia 29 de março às 19h  com saída da Feira Coberta até a Igreja Matriz, em cantos e oração. Logo após a procissão celebração da Santa Missa. Na continuidade da celebração da Semana Santa, no dia 30 de março às 19h e 30, os homens se reuniram na Igreja Matriz  para a Oração do Santo Terço. E no dia 31 de março, às 19h e 30, as mulheres se reuniram também para a Oração do Santo Terço. Já no dia 01 de abril às 19h,  os Passos da Paixão foram vividos na Procissão do Encontro de Jesus com sua Santíssima Mãe no caminho do Calvário, representando a humanidade com seu Deus. As mulheres saíram da Feira Coberta com uma jovem representando Maria,  os homens saíram da   Rodoviária, com um jovem representando Jesus. O encontro se deu na porta da Igreja Matriz, em seguida a Santa Missa.

No dia 02 de abril às 19h, na Matriz foi celebrada a Santa Missa, a memória da instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. Durante a missa ocorreu a cerimônia do Lava-Pés, que lembra o gesto de Jesus na Última Ceia, quando lavou os pés dos seus apóstolos, e no final da Missa, fez-se aProcissão do Translado do Santíssimo Sacramento da igreja para o Salão Paroquial  onde os fiéis permaneceram em  adoração ao Santíssimo durante toda à noite. Na sexta-feira Santa, celebrou  a paixão e morte de Jesus Cristo. O silêncio, o jejum e a oração marcaram  este dia que, ao contrário do que muitos pensam, não deve ser vivido em clima de luto, mas de profundo respeito diante da morte do Senhor que, morrendo, foi vitorioso e trouxe a salvação para todos, ressurgindo para a vida eterna. Às 15 horas, horário em que Jesus foi morto, foi celebrada a principal cerimônia do dia: a Paixão do Senhor. Ela consta de três partes: liturgia da Palavra, adoração da cruz e comunhão eucarística. E às 19h, o Grupo de Jovens “Jesus, Luz do Mundo,” apresentou belíssima encenação da vida, morte e ressurreição de Jesus. Os fiéis  acompanharam em silêncio e oração, saindo  da Capela Nossa Senhora Aparecida, no Setor Aeroporto, percorrendo a Avenida Ministro Alfredo Nasser com destino à Praça da Matriz onde encenaram a crucificação e ressurreição de Jesus. No dia 04 de abril às 19h na noite do Sábado Santo, aconteceu  a bênção do fogo novo e do Círio Pascal, na Praça da Matriz,  a proclamação da Páscoa em seguida. A celebração da Eucaristia, momento em que foi colocado o forro do altar e flores para celebrar a ressurreição de Jesus.

A Comunidade Católica de Formoso, viveu  todos estes momentos de oração, conversão e espiritualidade.

PASCOM – Formoso

Paróquia  São João Maria Vianney