Crisma na Paróquia Nossa Senhora das Graças em Rialma

12268960_902877769803729_584882436_oAconteceu no dia 14 de novembro de 2015 às 18h na Paróquia Nossa Senhora das Graças de Rialma, a celebração da Missa do Crisma presidida pelo Bispo Diocesano Dom Messias dos Reis Silveira, e concelebrada pelo Pároco Pe. Antônio Teixeira Sobrinho e o Vigário Pe. Alisson Alves Caixeta, ambos da Paróquia Nossa Senhora das Graças.

Na celebração,Dom Messias, iniciou sua homilia ressaltando a importância do dia 14 de Novembro  para a história do Brasil, relembrando que neste mesmo dia São João Paulo II estava no Brasil, na oportunidade disse que “o Brasil precisa de santos”. E lembrou ainda da beatificação do Padre Victor, o primeiro beato ex-escravo do Brasil, em Três Pontas (MG), ocorrida também nesta mesma data.

Dom Messias falou sobre a importância do crescimento espiritual,  ressaltando que a cada vez que encontramos o crescimento espiritual na vida de uma pessoa é sinal que o batismo está gerando frutos. E complementou, “o batismo gera frutos de santidade em todos nós”.  E ressaltou ainda as dimensões do sacramento do batismo e do crisma, quando disse que “no batismo abrimos o caminho a salvação e na crisma confirmamos o desejo de continuar na vida cristã”.

“Quando crismados podemos ter a certeza que o Espirito do Senhor está sobre nós”, disse Dom Messias. E frisou a importância de nós tornamos cada vez mais parecidos com Jesus, disse “para que assim o Espirito agindo em nós sejamos pessoas boas e que se ofereçam para viver no seguimento de Jesus, todos os discípulos devem se tornar cada vez mais parecido com Jesus”.

Dom Messias disse que “Jesus era entusiasmado pelo Reino de Deus”, e dirigiu-se aos Crismandos, dizendo que “é preciso que como Jesus tenhamos um grande entusiasmo e um grande amor pelas coisas de Deus. E complementou “é preciso que todos nós sintamos saudades de Cristo, pois quando temos saudades é sinal que existe amor, e que cada vez mais tenhamos vontade e alegria de se aproximar do seu amor”.

Aos Padrinhos e Madrinhas, o Bispo falou da responsabilidade que eles desempenham neste importante papel, e frisou que eles são responsáveis por acompanhar seus afilhados na vida cristã, assim como fazer com que eles tenham confiança em Deus. “Vocês tem a responsabilidade de acompanha-los na vida cristã, aquele que puxa e indica. Os seus afilhados te chamaram porque tem confiança em vocês. Por isso ajude seus afilhados tenham confiança em Deus”, concluiu o Bispo.

Ao final da celebração eucarística o Pároco Pe. Antônio Teixeira, falou quanto a importância de sermos testemunhas, disse “nós cristão marcados para sempre com o Espirito Santo sejamos sempre uma testemunha crível pela sociedade. Que nosso agir seja pensado com Jesus”. E complementou dizendo aos jovens que sejam obedientes, “nenhum de nós perde quando obedecemos”.

A Coordenadora da Pastoral da Catequese Rosilene Agostinho Da Silva Custódio, em entrevista concedida a Pastoral da Comunicação frisou a importância do sacramento do crisma para os novos crismandos e para a comunidade, disse “a Crisma é o início e o chamado das pessoas que recebendo o sacramento é também convidado a estar envolvido com a comunidade e com as pastorais. A crisma é o complemento da missão de todo cristão. Ao ser crismado estarão mais preparados para também anunciar o evangelho, ajudando assim os sacerdotes, a comunidade, a igreja, a estarem mais próximo de Jesus e a levar aqueles que desconhecem, o amor de Deus. E conclui, dizendo que “a crisma confere aos crismados aqueles que querem seguir o Reino de Deus”.

Ao todo foram 82 crismandos entre homens e mulheres, jovens e adultos e 13 catequistas envolvidos na preparação. Encerrando o Vigário Pe. Alisson agradeceu a presença e enalteceu a importância do Bispo para nossa comunidade.

Daryane Evelyn Vieira Santos

Paróquia Nossa Senhora Das Graças