Instituídos novos Ministros da Comunhão

Paróquia São Sebastião, em Uruaçu

Nos dias 17 e 18 foram instituídos os novos Ministros da Sagrada Comunhão Eucarística, na Paróquia São Sebastião (Forania São Paulo), em Uruaçu (GO). A formação contou com palestras de suma importância para os ministros que foram ministradas pelos padres Carlos Vicente, Wolney, Dioclésio Rios, Crésio, Elias e o diácono Rayner.

A formação abordou temas relacionados aos aspectos litúrgicos, bíblicos, e sobre a práxis e o serviço a ser prestado. Esse ministério sagrado deve ser exercido por leigos que tenham uma vida cristã autêntica, sejam maduros na fé, e possam servir a Igreja.

No segundo dia do encontro, o nosso bispo diocesano, Dom Messias dos Reis Silveira, presidiu a celebração eucarística. Deus seja louvado pelo sim de cada um para a messe do Senhor. Na Missa, o bispo conferiu a instituição do mandato de Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão Eucarística aos candidatos. Pelo ritual, ele exortou: “Vós, caríssimos irmãos e irmãs, que sois investidos de tão sublime ofício na Igreja, esforçai-vos no crescimento da vida cristã, pela fé e os bons costumes e a viver mais fervorosamente deste mistério da unidade e da caridade, pois, sendo muitos, formamos um só corpo, nós que participamos de um só pão e de um só cálice”.

O Ministros investidos devem se esforçar agora para participar da Eucaristia frequentemente; zelar pelo respeito à Eucaristia; manter uma vida de oração; maturidade psíquica e moral; capacidade de diálogo (Celebrar), espiritualidade; obediência; responsabilidade; disponibilidade para servir [DLP n. 1088] e sua obrigação de renúncia por escrito ao pároco no quinto ano de seu ministério [DLP n. 1085].