Orientações à Diocese de Uruaçu sobre a prevenção contra o coronavírus

Pe. FRANCISCO AGAMENILTON DAMASCENA

Administrador Diocesano

DECRETO

Orientações à Diocese de Uruaçu sobre

a Prevenção contra o novo Coronavírus (COVID-19)

A todos que este nosso decreto virem, saudação, paz e bênção em nosso Senhor Jesus Cristo.

Agradecidos a Deus pela vida, que é um dom e compromisso, como nos recorda a Campanha da Fraternidade 2020;

Cientes que o nosso compromisso com a vida encontra suas raízes mais profundas na fé em Jesus Cristo que deu sua própria vida para que todos a tenham em plenitude (Jo 10,10);

Animados pela parábola do Bom Samaritano (Lc 10,30-37) cujas atitudes do ver, sentir compaixão e cuidar constituem parte essencial da prática cristã;

Em sintonia com as autoridades civis e sanitárias federais e goianas;

Diante da difusão do novo coronavírus (COVID-19);

Havemos por bem decretar, como de fato decretamos, as seguintes orientações aos católicos presentes na Diocese de Uruaçu:

1. Evitar o aperto de mãos durante a acolhida aos fieis;
  2. Não dar as mãos ao rezar o Pai-Nosso;
  3. Omitir o abraço da paz;
  4. Distribuir a comunhão somente sob uma espécie e diretamente nas mãos diante do ministro;
  5. Redobrar os cuidados higiênicos ao preparar as espécies a serem consagradas na Missa;
  6. Quem estiver com tosse ou gripado está dispensado de vir à Missa até que se recupere; para isso pode valer-se dos meios de comunicação social (rádio, televisão, internet) para seguir as celebrações;
  7. Observar as indicações dos profissionais de saúde no que diz respeito à visita aos enfermos e idosos;
  8. Lavar as mãos com frequência utilizando água e sabão;
  9. Considerar as medidas de prevenção recomendadas pelas autoridades sanitárias.

Convido também a todos a se recordarem que a dengue, zika, chikungunya, sarampo e outras doenças, que tanto mal têm causado aos brasileiros, podem ser evitadas com a colaboração de todos.

Por fim, a fome continua matando muitas pessoas por causa do “vírus do egoísmo”. Para esta enfermidade, recorramos a Jesus Cristo, o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

Acompanhemos com nossa intercessão fraterna os profissionais de saúde, os voluntários, os enfermos e seus familiares.

Que o Espírito Santo nos ajude a compreender as significativas lições de vida que este momento mundial traz consigo.

Confio a todos à proteção maternal do Imaculado Coração de Maria, nosso padroeiro, e a São Sebastião, protetor contra as pestes.

Estas indicações entram em vigor nesta data e serão válidos enquanto não mandarmos o contrário.

Dado e passado em nossa Cúria Diocesana em 13 de março de 2020.

Pe. Francisco Agamenilton Damascena

Administrador Diocesano