Regional Centro-Oeste presente no 5º Encontro Nacional da Pascom

DSC_1060

A cidade de Aparecida (SP) acolheu pela quinta vez os agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) para o seu Encontro Nacional. O evento foi realizado no Centro de Eventos Pe. Vitor Coelho de Almeida, entre os dias 14 e 17 de julho, e reuniu cerca de 900 participantes. O Regional Centro-Oeste estava presente com treze pessoas, das dioceses de Uruaçu, Goiás, Ipameri, Formosa, Brasília e Goiânia, entre eles o presidente do regional e referencial para a Comunicação, Dom Messias dos Reis Silveira.

Durante os quatro dias de evento, os participantes refletiram sobre Comunicação e Liturgia, em conferências e seminários temáticos. No encerramento, o presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Darci José Nicioli, disse que os comunicadores cristãos devem estar atentos à espiritualidade. “Em nome da Igreja, quero agradecer todo o trabalho que vocês têm feito nas comunidades, dioceses e regionais, buscando a qualificação para melhor servir a causa do Evangelho”.

Na avaliação de Dom Messias, a presença do regional poderia ter sido melhor. “Muito boa a temática escolhida, pois se não houver comunicação na dimensão do mistério sagrado a gente se perde. A liturgia é comunicação! A participação do regional poderia ser maior, pois muitas dioceses não enviaram representantes. Segue, portanto, o nosso desafio na articulação da Pascom”.

Os agentes do Regional Centro-Oeste colaboraram com a organização do Encontro Nacional, cuidando da secretaria geral do evento, além da cobertura fotográfica. O vice-coordenador, padre Delton Filho, foi o moderador do seminário “Como viabilizar projetos da Pascom”. Dom Messias participou de todas as atividades, além de presidir a celebração mariana dentro do evento.

O Encontro Nacional foi precedido, no dia 13, pela reunião dos bispos referenciais e coordenadores regionais com a Comissão Episcopal de Comunicação da CNBB. Na ocasião, foi realizada a partilha dos trabalhos realizados pela Pascom com o desafio especial da articulação. Irmão Diego Joaquim, coordenador regional da Pastoral, recorda que o próximo compromisso agora será a Jornada Regional, em outubro próximo, que também terá como tema “Comunicação e a Liturgia”.

Irmão Diego Joaquim

Coordenador da Pascom/Regional Centro-Oeste