XX ERIM reuniu 215 missionários de cinco dioceses do Regional Centro-Oeste

Aconteceu nos dias 11 a 13 de outubro, o XX ERIM (Encontro Regional da Infância Missionária). O evento foi sediado na Diocese de Uruaçu, que acolheu representes de cinco dioceses. Da nossa diocese participaram cinco paróquias que contam com a Infância Missionária e Adolescência (IAM). Ao todo participaram 215 pessoas, sendo 158 crianças e 57 assessores.

Foram três dias de muita alegria e celebração da vida. O tema do encontro foi, “Batizados e Enviados – A Infância Missionária em missão no mundo”. As três paróquias da cidade de Uruaçu estiveram envolvidas no XX ERIM. A paróquia Sant’Ana sediou o encontro e as paróquias São Sebastião e São José Operário participaram com a acolhida de algumas dioceses e na organização da manhã de sábado.

Na sexta feira houve a apresentação do painel temático a partir do trabalho que foi realizado nos grupinhos da IAM, interligado ao tema do Mês Missionário Extraordinário. Dentro da proposta que o papa faz, para que seja uma Igreja em saída, na manhã do sábado os pequenos missionários, seus assessores e pessoas da comunidade paroquial onde estavam acolhidos, realizaram a missão de porta em porta. Foi uma manhã abençoada. No sábado houve a gincana e noite cultural, momentos de diversão, socialização de conhecimentos e confraternização. Na tarde do mesmo dia paralelo à gincana, houve formação para os assessores, com o tema – “Espiritualidade Missionária”, em que foi refletido a importância de o assessor manter sua espiritualidade bem alimentada, para que as crianças sintam que é necessário esse momento com Jesus – o fortalecimento da espiritualidade, intimidade com Duas. Na manhã do domingo aconteceu a caminhada missionária pelas ruas da cidade com a recitação do terço missionário e encerrando na praça da catedral. Todos participaram da Santa Missa juntamente com a comunidade. Foi uma celebração bastante rica, com uma catequese sobre a missão no mundo e o papel da IAM nas suas comunidades.

O XX ERIM encerrou com a avaliação do encontro e o almoço, na quadra do seminário São José.