Comissão prepara instrumentos de trabalho para a Assembleia do Povo de Deus

A Comissão Permanente de Avaliação (CPA) do Regional Centro-Oeste da CNBB se reuniu no dia 15 de junho, na sede do regional, em Goiânia, para dar continuidade aos preparativos para a XX Assembleia do Povo de Deus, que acontecerá no mês de outubro. Nesta reunião, o grupo que é coordenado por Dom Waldemar Passini Dalbello, bispo de Luziânia e presidente do regional, fez uma leitura das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023) com o objetivo de propor instrumentos que ajudarão nas assessorias da assembleia regional e no discernimento da vida pastoral do regional nos próximos quatro anos.

Padre Cristiano Faria dos Santos, um dos assessores da assembleia, comentou quais são esses instrumentos. “O primeiro deles é um guia de leitura das DGAE que vão permitir às diversas dioceses e a todos que participam da vida das paróquias e comunidades a ter um primeiro contato com as Diretrizes Gerais. Ele foi preparado pelo Pe. Eli Ferreira Gomes, da Diocese de Anápolis, e agora nós estamos estudando e finalizando o material de forma gráfica e esquematizada para ajudar as comunidades a entender o documento”, explicou.

Outro instrumento de trabalho, conforme padre Cristiano, é um processo de consulta que deverá atingir todas as comunidades presentes no Regional Centro-Oeste (Goiás e Distrito Federal). “Estamos elaborando algumas perguntas para intuir o tema da ‘Igreja como casa’ – comunidade missionária, bastante presente nas novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, portanto, esta é a primeira proposta da assessoria que vamos fazer na Assembleia. Queremos saber como os conceitos das diretrizes são assimilados nas comunidades para depois trabalhá-los na prática”, disse.

O trabalho que está sendo feito para a Assembleia Regional e posteriormente os resultados do evento, ajudarão o regional em sua caminhada pastoral nos próximos quatro anos, segundo o administrador diocesano de Uruaçu, padre Francisco Agamenilton Damascena. “O instrumento nos ajudará a perceber como está a situação pastoral do nosso regional e a reforçar ou construir e/ou desconstruir alguns conceitos equivocados que auxiliam ou não auxiliam nas propostas das DGAE que tem como chave a comunidade eclesial missionária. Esses instrumentos, sobretudo o questionário, nos ajudará a entender se estamos distantes ou se estamos próximos dessa realidade proposta hoje pela Igreja no Brasil que se expressa nas pequenas comunidades”, comentou.

Padre Agamenilton ainda enfatizou qual é o objetivo da Assembleia do Povo de Deus para a Igreja presente no Regional Centro-Oeste. “A Assembleia do Regional dará indicações pastorais para as dioceses para os próximos quatro anos seguindo as Diretrizes Gerais. Elas são propostas para todo o Brasil, os regionais fazem uma assimilação dessas diretrizes e as dioceses mais ainda, que é onde de fato acontece a vida pastoral. Então, as Igrejas particulares são autônomas para fazer suas escolhas pastorais e o regional ajuda, serve, dá indicações e todo esse trabalho tanto nas esferas nacional, regional e diocesana, deve ser feito fundamentado nas diretrizes”, concluiu.

A próxima reunião da CPA será no dia 10 de agosto.