No caminho da esperança: mais de 300 seminaristas saem do Sul do Brasil mais engajados na missão

A cidade gaúcha de Santo Antônio da Patrulha, da diocese de Osório, no Rio Grande do Sul, sediou o 3° Congresso Missionário Nacional de Seminaristas. O encontro, em sintonia com o Mês Missionário Extraordinário convocado pelo Papa Francisco para outubro, terminou no último domingo (14), mas semeou ainda mais a missão no coração de mais de 300 futuros presbíteros.

Seminaristas brasileiros concluem Congresso Missionário com “carta-compromisso”
O tema “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em Missão no Mundo” guiou o 3° Congresso Missionário Nacional de Seminaristas que terminou no último domingo (14), na cidade gaúcha de Santo Antônio da Patrulha, da diocese de Osório, no Rio Grande do Sul. O evento reuniu mais de 300 congressistas, sendo 235 seminaristas diocesanos e religiosos de 104 dioceses e prelazias das 18 regionais do Brasil. Ao final do Congresso foi lida e aprovada a carta-compromisso redigida a partir das discussões realizadas durante os cinco dias de evento.

A esperança da missão
Dom Jaime Spengler, vice-presidente da CNBB e bispo da Arquidiocese de Porto Alegre, esteve no Congresso e falou da importância da formação missionária dos futuros presbíteros do país.

“ É estimulante ver essa juventude toda que se encontra, vindo de diferentes contextos, para refletir sobre a experiência do encontro com Jesus Cristo e o seu Evangelho. Depois dessa experiência, nosso coração não teve mais sossego enquanto não saiu para compartilhar com quem encontrasse. E num mundo sedento de esperança e de sentido, a dimensão da vida eclesial – que nós denominamos missão – tem um papel fundamental. ”