Pascom do Regional Centro-Oeste atualiza projeto de comunicação para o biênio 2019-2020

Aconteceu no sábado (23) em Goiânia, a Reunião de coordenadores da Pastoral da Comunicação (Pascom) do Regional Centro-Oeste da CNBB. Em pauta, o planejamento dos caminhos que a comunicação na Igreja deve trilhar neste ano e em 2020, no estado de Goiás e no Distrito Federal. O principal objetivo da reunião foi atualizar o projeto de comunicação da Pascom no Regional tendo em vista que a nova coordenação foi eleita no ano passado e uma das principais tarefas era planejar as atividades para o biênio 2019/2020.

O evento contou com a participação de Dom Levi Bonatto, bispo auxiliar de Goiânia e referencial para a Pastoral da Comunicação no Regional. Participaram ainda o coordenador Regional, irmão Diego Joaquim e os coordenadores e/ou representantes da Pascom das dioceses de Goiás, Luziânia, Anápolis, Rubiataba-Mozarlândia, Uruaçu e da Arquidiocese de Goiânia.

Durante o encontro foi revisto o projeto, cuja última edição era do ano de 2014. “Foram feitas diversas propostas de implementação que serão detalhadas na próxima reunião de coordenadores em setembro. Nos próximos meses, o Regional está focado na mobilização em torno do Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom) que acontecerá em Goiânia, em julho”, afirmou o coordenador regional da Pascom, irmão Diego Joaquim.

Entre as decisões, que ainda deverão ser aprovadas pelo episcopado do Regional Centro-Oeste, está a realização intercalada dos encontro regionais e diocesanos: neste ano o Encontro Nacional da Pascom acontecerá dentro do Muticom, em Goiânia. Já a Jornada da Comunicação Regional acontecerá a cada dois anos, sendo que a primeira deverá ser em 2021. As dioceses, por sua vez, deverão realizar a Jornada Diocesana da Comunicação em anos alternados também, sendo a primeira em 2020.

Também ficou definido na reunião que o Regional subsidiará as dioceses no envio de representantes que vão participar do Muticom, em Goiânia. Ainda durante o encontro, o grupo leu e refletiu sobre a Mensagem do Papa Francisco para o 53º Dia Mundial das Comunicações, que será celebrado no dia 2 de junho, com o tema “Somos membros uns dos outros (Ef 4,25). Das comunidades às comunidades”. Outro destaque da reunião foram os comunicados sobre o Encontro Nacional de Coordenadores da Pascom, que aconteceu em São Paulo (SP) nos dias 2 a 4 de novembro de 2018. Representou o Regional Centro-Oeste, a jornalista Talita Salgado, que é assessora de comunicação da Arquidiocese de Goiânia e vice-coordenadora da Pastoral da Comunicação no Regional.