"Juventude e Nossa Casa Comum" é o tema do DNJ 2016

“Juventude e Nossa Casa Comum” é o tema da 30ª edição do Dia Nacional da Juventude (DNJ), a ser celebrado no último domingo do mês de outubro, dia 30. Este ano, o evento busca inspiração na Encíclica Laudato Si, do papa Francisco a partir do lema “Vou criar novo céu e nova terra”.
De acordo com o bispo de Caruaru, no Pernambuco, e membro da Comissão Episcopal Pastoral da Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Bernardino Marchió, o DNJ não só acolheu a Encíclica do papa como também teve como base a Campanha da Fraternidade 2016.
Para ele, o DNJ conscientiza os jovens do Brasil a terem responsabilidade com a Casa Comum. “O mundo que os jovens sonham é o mundo que eles devem construir hoje. Eles não podem esperar daqui a 30 anos, porque depois tudo isso que nós temos nas mãos pode se acabar, pode ser destruído, então é nossa responsabilidade. Todos nós temos que colaborar e participar”, afirma o bispo.
Dom Bernardino convida, ainda, os jovens a participarem da iniciativa. “O meu convite é que participem em todas as dioceses dessa iniciativa e procurem cada vez mais cuidar da harmonia, da natureza e da beleza das coisas que Deus nos deu”, finaliza.
Para auxiliar as comunidades, paróquias e dioceses, a Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) disponibiliza livretos e cartazes, elaborados e impressos pelo Centro de Cursos de Capacitação da Juventude (CCJ) para downloads.
Além disso, também é possível ter acesso ao suplemento formativo. Atendendo ao pedido do papa Francisco de ser ‘uma Igreja em saída’, o material sugere ações concretas para os jovens, como o plantio de árvores e coleta seletiva do lixo. Outro tema abordado é a festa dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, no Rio Paraíba do Sul.
Outras ações
Apesar do DNJ ser comemorado este ano, no último domingo do mês de outubro, em diversas paróquias e dioceses o momento já conta com programações agendadas. Fique atento ao site da sua diocese e confira a agenda dos próximos encontros.
Acesse o site dos Jovens Conectados e baixe os subsídios do DNJ.
Por CNBB