Mensagem para a comunicação será lembrada na missa deste domingo no Santuário Nacional

0
308

Uma missa no Santuário Nacional neste domingo, 14, às 18h, com transmissão pela Rede Aparecida, vai reforçar o convite para que as comunidades façam memória do Dia Mundial das Comunicações Sociais (DMC), que será celebrada no dia 13 de maio, na Solenidade da Ascensão do Senhor.

A Eucaristia vai ser presidida por Dom Darci José Nicioli, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social, e concelebrada pelos 18 bispos referencias para a comunicação nos regionais da Conferência Nacional para os Bispos do Brasil (CNBB), inclusive nosso bispo, Dom Messias dos Reis Silveira.

Segundo Dom Darci, esse momento quer marcar a unidade e o compromisso de que a comunicação está sempre a serviço da verdade. “Este momento quer ser uma romaria da Pascom, tendo como representantes dos inúmeros regionais os senhores bispos que aqui estão”.

Fake News – Com o tema “A verdade vos tornará livres: fake News e jornalismo de paz”, o Dia Mundial das Comunicações Sociais quer refletir sobre o crescimento da propagação de notícias falsas e a responsabilidade do ser humano diante da verdade.

Na sua mensagem por ocasião do DMC, o papa Francisco afirma que “as fake news propagam-se com grande rapidez e de forma dificilmente controlável, não tanto pela lógica de partilha que caracteriza os meios de comunicação social, mas, sobretudo, pelo fascínio que detêm sobre a avidez insaciável que facilmente se acende no ser humano”.

Assim, o tema desse ano, segundo o santo padre, traz essa necessidade do educar para a verdade, que “significa ensinar a discernir, a avaliar e ponderar os desejos e as inclinações que se movem dentro de nós, para não nos encontrarmos despojados do bem ‘mordendo a isca’ em cada tentação”.

A temática da mensagem, segundo Dom Darci, é muito atual e presente na realidade de Brasil hoje. “Sabemos quão deletério é quando a pessoa se faz mentirosa, mas também quando os meios de comunicação acabam divulgando mentiras. É a não comunicação. É uma comunicação que manipula, que domina. Daí não construímos um mundo diferente a partir de uma comunicação que liberta”.

Dia Mundial
O Dia Mundial das Comunicações Sociais é a única celebração instituída pelo Concílio Vaticano II, com o Decreto Inter Mirifica. O papa Paulo VI foi o primeiro a celebrar o DMC, em maio de 1967. Esse dia sempre é celebrado na Solenidade da Ascensão do Senhor, sendo que em 2018 a data será 13 de maio.

Fonte: CNBB Nacional