No Twitter, Papa convida jovens a participarem do Sínodo 2018

No Dia Internacional da Juventude, promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), o Papa Francisco publicou um convite especial aos jovens: “Queridos jovens, vocês são a esperança da Igreja. Como sonham o futuro de vocês? Participem no #Sínodo18!” , escreveu o Pontífice, no Twitter, neste último sábado, 12.

A participação à qual o Santo Padre se refere diz respeito a um questionário que os jovens podem responder e contribuir com o Sínodo de 2018.

O secretário geral do Sínodo dos Bispos, Cardeal Lorenzo Baldisseri, que também foi núncio apostólico no Brasil, destacou o trabalho que o Sínodo está fazendo. “Se está trabalhando muito para essa preparação e acredito que todos os jovens estejam prontos para poder caminhar juntos para esse momento tão importante para  a juventude e para a história da Igreja. Aproveito para dizer que aqui em Roma, centro do Sínodo, estamos trabalhando muito para que isso aconteça”, disse o cardeal.

Dom Baldisseri também reforçou o convite aos jovens, pedindo que ajudem nessa preparação expondo suas ideias no site, citado a cima, disponibilizado pelo Vaticano. “Este sínodo é importante para vós, jovens, porque podeis enviar vossas iniciativas”, enfatizou.

De acordo com Dom Baldisseri, algumas atividades vão acrescentar na preparação do Sínodo dos Jovens, entre elas, um simpósio que acontecerá em setembro deste ano, em Roma, e que dará uma contribuição a nível científico e prático sobre a realidade da juventude. Outras iniciativas também estão previstas para o ano que vem.

O Sínodo dos Jovens será realizado em outubro de 2018 e terá como temática central a juventude: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. Está será, portanto, a 15º Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos. A última foi realizada em 2014, na segunda etapa do Sínodo da Família, que teve suas conclusões expressas na exortação apostólica pós-sinodal Amoris laetitia, do Papa Francisco, sobre o amor na família.

Da redação, com Rádio Vaticano