Papa: só quem sabe agradecer experimenta alegria plena

0
410

O Papa Francisco presidiu neste domingo, 9, a Santa Missa por ocasião do Jubileu Mariano realizado no Vaticano de 7 a 9 de outubro. O Jubileu se insere no quadro de celebrações do Ano da Misericórdia.
A homilia foi inspirada no trecho do Evangelho que relata a cura de dez leprosos por Jesus. Francisco enfatizou que esse é um convite para reconhecer, com maravilha e gratidão, os dons de Deus.
Dos dez leprosos, apenas um voltou para agradecer Jesus, e foi justamente o samaritano, ou seja, o estrangeiro que vivia às margens da sociedade da época. O Santo Padre destacou que é muito importante saber agradecer e louvar a Deus por tudo o que Ele faz e convidou os fiéis a refletirem em que medida têm feito isso em suas vidas. “É fácil ir ter com o Senhor para Lhe pedir qualquer coisa, mas voltar para Lhe agradecer…”, disse.
O Santo Padre falou então do exemplo de Maria, que depois de ter recebido o anúncio do Anjo, louvou e agradeceu a Deus, no canto do Magnificat. “Peçamos a Nossa Senhora que nos ajude a entender que tudo é dom de Deus e a saber agradecer: então – garanto-vos eu – a nossa alegria será completa. Só aquele que sabe agradecer, experimenta a plenitude da alegria”.
Mas para saber agradecer, é preciso ter humildade, observou o Papa. Nesse ponto, novamente ele recordou Maria, que tem coração humilde e capaz de acolher os dons de Deus.
“Para Se fazer homem, Deus escolheu-A precisamente a Ela, uma jovem simples de Nazaré, que não vivia nos palácios do poder e da riqueza, que não realizou feitos extraordinários. (…) Conservemos intimamente esta fé simples da Santíssima Mãe de Deus; peçamos-Lhe a graça de saber voltar sempre a Jesus e dizer-Lhe o nosso obrigado pelos inúmeros benefícios da sua misericórdia”, concluiu o Papa.
Vigília
Também por ocasião do Jubileu Mariano, o Papa presidiu neste sábado, 8, uma vigília no Vaticano, reunindo milhares de fiéis na Praça São Pedro.
Na ocasião, ele convidou os fiéis a aprender com Maria a alegria da partilha. Confira aqui.
Por Canção Nova