Papa: "Valorizar a criação e administrá-la com responsabilidade"

0
314

Confirmar o esforço em promover uma valorização mais profunda do dom de nossa casa comum e administrar a criação com responsabilidade: é o pedido do Papa Francisco contido em uma mensagem enviada ao Cardeal Peter Kodowo Appiah Turkson, Prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.

O cardeal pronunciou a palestra de abertura da conferência internacional “Uma radical conversão ecológica depois da Laudato Sì. Pela descoberta do valor intrínseco de todas as Criaturas, Humanas e não-Humanas”. (“Radical Ecological Conversion After Laudato Si’. Discovering the intrinsic Value of all Creatures, Human and Non-human”).

O encontro foi aberto na manhã de quarta-feira (07/03) na Pontifícia Universidade Gregoriana, por iniciativa das embaixadas de Geórgia, Alemanha e Países Baixos junto à Santa Sé, em colaboração com a mesma Universidade e o Faculdade de Ecologia Integral combinada das Universidades Pontifícias.

Quaresma, renovação e responsabilidade

Na mensagem lida pelo Card. Turkson, o Papa se diz “particularmente consciente, neste período da Quaresma, da importância da conversão na renovação da vida cristã, o que inclui a administração responsável da Criação”.

Francisco encoraja os participantes da Conferência a “reafirmar seu compromisso em promover uma maior valorização do dom constituído pela nossa Casa Comum” e faz votos que suas decisões possam comunicar ao mundo a bela verdade que “cada criatura é objeto da ternura do Pai que lhe atribui um lugar no mundo”.

“Até a vida efêmera do ser mais insignificante é objeto do seu amor e, naqueles poucos segundos de existência, Ele envolve-o com o seu carinho.”

Assim conclui o Papa, citando o n. 77 da Laudato si.

Por Vatican News