Pastoral da Criança tem nova coordenadora estadual em Goiás

A Assembleia Eletiva da Pastoral da Criança no estado de Goiás aconteceu nos dias 9 a 12 de março, na Casa de Retiros das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado, em Goiânia. O evento contou com a presença dos coordenadores de dez dioceses do Regional Centro-Oeste da CNBB. A Assembleia teve ainda participação dos coordenadores estaduais do Tocantins, Antonia das Dores (coordenadora estadual); Maura Alves Pinheiro (Cristalândia); Antonina Fumeiro Soares (Porto Nacional); Evanize Soares Rocha Rodrigues (Tocantinópolis); Anair Loro (Palmas).

Durante o encontro foi eleita a nova coordenadora estadual da Pastoral da Criança, Ana Luíza Ricardo de Melo. Na ocasião, os membros da pastoral agradeceram Rosane Góes de Sá Teles, que foi coordenadora da pastoral nos últimos quatro anos, pela dedicação, transparência, e esforço em ajudar a fortalecer a missão em cada diocese.

O objetivo da Assembleia também foi avaliar a caminhada e as atividades pastorais, bem como refletir sobre as atribuições do coordenador estadual; fortalecer a missão da Pastoral da Criança; e estreitar relações fraternas na partilha e comunhão dos dons que Deus nos concedeu. Houve ainda momentos fortes de oração, centro da missão da Pastoral. “Buscamos estar sempre perto de Jesus para entender a missão que ele confiou a cada um de nós para salvar vidas onde estivermos e sempre contamos com a generosidade e apoio daqueles que Deus colocou para caminhar conosco”, disse Rosane Góes.

O encontro contou com a presença da coordenadora nacional, irmã Veneranda Alencar, e assessoria da Márcia, também da coordenação nacional. Em sua exposição, ela falou sobre a última Revista “Desenvolvimento Infantil”. Márcia provocou os presentes sobre, qual “Brasil queremos para as nossas crianças? E o que desejamos fazer para as crianças do Brasil?”. Irmã Veneranda abordou vários temas, como: a responsabilidade de cada coordenador no acompanhamento das mães e crianças; parceria diante das necessidades vigentes para salvar muitas vidas; inovar a missão onde estamos e cuidar e valorizar os líderes; fortalecer a comunhão nesta missão com os bispos e padres; e buscar unidade e fraternidade, conforme mandato de Jesus: “Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância” (Jo 10,10).

O bispo auxiliar da Arquidiocese de Goiânia, Dom Moacir Silva Arantes, teve um momento no encontro e dirigiu palavras de fé e esperança à Pastoral da Criança. A assembleia foi encerrada com a Santa Missa presidida pelo bispo de Goiás, Dom Eugênio Rixen. Por fim, foram feitos agradecimentos a Rosane e à nova coordenadora no estado, Ana Luíza Ricardo de Melo.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Regional Centro-Oeste da CNBB