Pastoral do Turismo prepara encontro nacional

Reunio_25junA Pastoral do Turismo prepara, por meio de trabalho conjunto com o Setor Mobilidade Humana da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o seu Encontro Nacional. A formação acontecerá em Brasília (DF), de 11 a 13 de setembro de 2014, e propõe o tema “Turismo, caminhos de evangelização”. O arcebispo de Maringá e referencial da Pastoral, dom Anuar Battisti, participou de uma reunião na quarta-feira, dia 25, na sede da CNBB, para definir as linhas gerais de preparação do evento.
Na reunião foram dados encaminhamentos à elaboração da programação, da ficha de inscrição e do convite que será enviado às dioceses para que os bispos indiquem os agentes que irão participar do encontro.
“Estamos chamando os representantes das dioceses para refletir sobre este caminho de evangelização que é a Pastoral do Turismo e, numa organização local, motivar cada diocese a ter a sua estrutura própria de atuação nos meios turísticos”, explicou dom Anuar Battisti.
Alguns assuntos já estão definidos na pauta do encontro, como a análise de conjuntura do turismo no Brasil, o resgate histórico e a fundamentação eclesial. Também serão mostrados os protagonistas do turismo de acordo com os documentos da Igreja: os turistas e peregrinos; os trabalhadores do turismo; as comunidades que acolhem os visitantes.
De acordo com dom Anuar Battisti, o evento ajudará na revitalização da Pastoral no país. “Este encontro quer ser, em primeiro lugar, um momento de reflexão e de encaminhamentos para a organização de uma Pastoral do Turismo nas bases, em cada diocese do Brasil”, resume.
Dom Anuar também orientou que o Encontro Nacional da Pastoral do Turismo não é um encontro de turismo religioso, uma vez que as atividades de visitas a santuários e peregrinações, desenvolvidas neste contexto, estão inseridas em uma realidade bem mais ampla e que envolve também outras denominações religiosas.
Mobilidade Humana
Os compromissos assumidos no I Congresso de Pastorais da Mobilidade Humana, realizado, em maio, no Panamá, também serão apresentados no Encontro Nacional da Pastoral do Turismo. No documento final do Congresso, os participantes afirmam que a Pastoral da Mobilidade Humana tem a missão de Evangelizar o mundo do turismo, para colaborar na construção do diálogo cultural e religioso, no respeito às comunidades locais e ao entorno ecológico, na denúncia da exploração sexual e na defesa e promoção dos direitos dos atores do turismo.
Por CNBB