"Scholas" reunirá jovens cristãos, judeus e muçulmanos em Jerusalém

0
300

A Fundação pontifícia Scholas Occurrentes realizará seu próximo Congresso em Jerusalém, reunindo jovens muçulmanos, judeus e cristãos, antecipou na quarta-feira (15/02) seu Presidente, José María del Corral.

Em entrevista ao Notimex, Del Corral revelou que o Governo, as autoridades educativas de Israel e a Universidade Judaica de Jerusalém, entraram em contato com o Papa Francisco, pedindo a ele para que o próximo Congressos de Scholas, previsto para julho deste ano, se realizasse em Jerusalém.

“Depois de ter feito a experiência de integração de jovens nos Emirados Árabes, em Dubai, com jovens muçulmanos, é uma alegria para nós, com esta experiência que vimos fazendo, remando com um grande esforço, realizá-la agora em Jerusalém, com muçulmanos, judeus e muçulmanos”, afirmou.

Scholas Ocurrentes é um projeto impulsionado pelo Papa Francisco desde que era Arcebispo de Buenos Aires, para enfrentar o efeito da crise social que afetava os jovens.

No projeto, jovens provenientes de escolas públicas e privadas, de distintas Confissões religiosas e estratos sociais, “saem das salas de aula” para utilizar seu tempo baseado em três pilares: tecnologia, arte e esporte.

México

A Funcação Pontifícia implementará nos próximos dias no municipio de Metepec, no México um projeto piloto que permitirá aos jovens estudantes discutir seus problemas e buscar soluções para melhorar seu mundo. A experiência terá a duração de duas semanas.

“O Papa disse: “sim, queremos encontros, comecemos por mudar a educação”. A educação que estamos tendo, não somente não responde às necesidades dos jovens de hoje, assim como não estão dando respostas aos grandes problemas da humanidade”, assegurou Del Corral, que confidenciou que depois do projeto piloto, a iniciativa poderá se difundir por todo o México.

Scholas Ocurrentes está presente em 190 países, com a adesão de mais de 430 mil escolas, universidades e redes educativas, públicas, privadas, cristãs, judaicas e muçulmanas.

Por Rádio Vaticano