"Super Papa" vira emblema oficial de camiseta com fins caritativos

O famoso grafite do Papa Francisco como Superman, levando os valores do cristianismo pelo mundo, tornou-se o emblema oficial de uma iniciativa voltada a recolher fundos para a caridade do Papa.

De fato, um percentual do valor de 19 euros pago pela camiseta será destinado às Obras de Misericórdia do Óbolo de São Pedro, como explica o site http://www.superpope.it (em italiano, inglês, espanhol e polonês) onde poderão ser feitas as encomendadas em diferentes cores, bem como em versões masculina e feminina.

O grafite é do artista italiano Mauro Pallotta, feito em 2014 em uma viela próxima ao Borgo Pio, cercanias do Vaticano, e logo apagada pela Prefeitura de Roma.

Conforme anunciou na segunda-feira o Prefeito da Secretaria para a Comunicação, Mons. Dario Viganò, no verso da camiseta serão impressas algumas frases do Papa Francisco. A primeira delas será dedicada à misericórdia: “A misericórdia é o primeiro atributo de Deus. É o nome de Deus”.

A iniciativa foi apresentada ao público por ocasião do Romics, a Feira de Charges de Roma e foi muito bem acolhida.

A quem se surpreende com a razão de tanto sucesso, Mons. Viganò explica que “no contexto de um mundo em que tudo é gritado, tudo é cinza, tudo é zangado, o gesto que faz sorrir e revela um pouco de gentileza é realmente um antídoto a esta cultura do grito e da reivindicações”.

E quem vê no desenho do “Super Papa” uma dessacralização da figura do Pontífice, o Prefeito da Secretaria para a Comunicação recorda que “no fundo, o Papa Francisco, desde o primeiro momento, apresentou-se como um pastor, um guia que tem necessidade da oração de seu povo, para que Deus o possa abençoar. Optou logo pela atitude da proximidade com as pessoas”.

Sem esquecer que “o Papa Francisco volta seguidamente ao fato de que um carrancudo não pode ser cristão. Por que? Porque o mundo foi salvo por Jesus. Se alguém se coloca na linha de uma graça que recebeu por dom, não pode acontecer que os problemas com que se defronta tenham a última palavra, não são a experiência mais importante da vida, pois além das nuvens sempre tem o sol que resplandece. Uma humanidade marcada pela graça de Deus é mais colorida, mais jubilosa”.

A camiseta pode ser encomendada em diferentes cores, bem como em versões masculinas e femininas, ao preço de 19 euros, site http://www.superpope.it

Por Rádio Vaticano