Vaticano anuncia celebrações presididas pelo Papa em março e abril

As tradicionais celebrações de Semana Santa e uma visita pastoral a São Giovanni Rotondo, na Itália. Esses são os compromissos que estão na agenda de celebrações do Papa Francisco para os meses de março e abril. O calendário foi divulgado nesta quinta-feira, 15, pela Sala de Imprensa da Santa Sé (os horários referem-se à hora local).

Em 9 de março, o Santo Padre presidirá a liturgia penitencial às 17h na Basílica Vaticana. Neste dia, também se realiza na Igreja em todo o mundo a iniciativa “24 horas para o Senhor”, que convida a celebrar o sacramento da Reconciliação num contexto de adoração eucarística. Para este ano, a inspiração vem do Salmo 130: “Em Ti, encontramos o perdão” (v. 4). “Em cada diocese, pelo menos uma igreja ficará aberta durante 24 horas consecutivas, oferecendo a possibilidade de adoração e da confissão sacramental”, explicou o Papa na mensagem para a Quaresma 2018.

No sábado, 17, Francisco fará uma visita pastoral a San Giovanni Rotondo. A ocasião da visita é o centenário das aparições dos estigmas de São Pio de Pietelcrina, popularmente conhecido como Padre Pio, e os 50 anos de sua morte.

Entrando nas celebrações da Semana Santa, a Missa do Domingo de Ramos será presidida pelo Papa no domingo, 25, às 10h na Praça São Pedro. Na quinta-feira, 29, na Basílica Vaticana, a Missa do Crisma será às 9h30, também no horário local.

Na sexta-feira, 30, a Celebração da Paixão do Senhor será às 17h na Basílica Vaticana. Depois, à noite, no Coliseu, a tradicional Via Sacra.

A Missa da Vigília Pascal no Sábado Santo será às 20h30, na Basílica Vaticana. Para o Domingo de Páscoa, 1º de abril, a Santa Missa será na Praça São Pedro às 10h e em seguida, às 12h, da sacada central da Basílica Vaticana, a tradicional benção Urbi et Orbi.

No domingo seguinte, 8, é celebrada na Igreja a Festa da Divina Misericórdia, instituída pelo Papa João Paulo II, santo da Igreja católica. Nesse dia, Francisco presidirá a Santa Missa às 10h30 na Praça São Pedro, por ocasião do encontro com os Missionários da Misericórdia.

por Canção Nova, com Boletim da Santa Sé