O 11º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom 2019) é o maior evento de comunicação promovido pela Igreja Católica no Brasil. Acontece a cada dois anos e a última edição teve como sede a Arquidiocese de Goiânia, nos dias 18 a 21 de julho. É destinado principalmente para agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom), acadêmicos de comunicação e para todos aqueles que têm afinidade com a comunicação.

A Diocese de Uruaçu marcou presença no evento, representada por cinco agentes da Pascom: Daryane Evelin e Nayara Santos (Paróquia Nossa Senhora das Graças – Rialma); Raquel Firmiano, Tágilla Tatielly e Emanuella Alves (Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Goianésia), além do coordenador diocesano da Pascom, Pe. Raynner Leonardo.

Para Daryane, o evento foi inspirador e motivador para as atividades da Pascom em sua paróquia. “Além das experiências vividas nós recebemos motivação para o nosso trabalho como agentes da Pascom e nossa forma de se comunicar com o outro e, sobretudo, pensarmos sobre como estamos transmitindo a mensagem de Nosso Senhor Jesus Cristo, que é a nossa principal missão”, afirmou. Já Tágilla Tatielly, disse que a marcou no evento a forma como se falou sobre a importância da comunicação para o bem do próximo. “O diferencial foi a comunicação humana, a comunicação que humaniza, que dá voz ao excluído, que ajuda a comunidade. Devemos usar nossa voz, a nossa influência para ajudar as pessoas”, comentou.

“Além das experiências vividas nós recebemos motivação para o nosso trabalho como agentes da Pascom e nossa forma de se comunicar com o outro e, sobretudo como estamos transmitindo a mensagem de Nosso Senhor Jesus Cristo, que é a nossa principal missão”

Nayara Santos elencou algumas palavras para definir o evento: “foi uma aula de humanidade e empatia. Enxergamos a comunicação de uma nova forma, como uma voz ativa para os que não a tem, como ferramenta que é muito mais que comunicar só por comunicar. Foram dias intensos de muito diálogo e novos questionamentos, para se pensar um novo rumo de anunciar a Boa-Nova ao mundo”, frisou.

Já Emanuella Alves disse que pode sentir, durante o Muticom, a amplitude da comunicação e do seu potencial transformador. “O Muticom contemplou todas as formas de se comunicar e nos ensinou muito. Nos proporcionou dias bastante proveitosos e de muito aprendizado. Levou-me a ter novos olhares sobre as diversas formas de comunicar e pude aprender que a comunicação não está somente no falar, mas também no ouvir. Encerro com um trecho da Mensagem do Papa Francisco para o 53º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que resume muito bem o que significa a comunicação. “A comunicação não deve ser usada como uma teia de aranha que captura as pessoas, mas que liberta”. Raquel Firmiano, por sua vez, também viu nas conferências uma novidade no modo de falar de comunicação, que é aquela que pensa no próximo, que busca fazer o bem e transformar a sociedade. “O Muticom foi uma oportunidade de abrir nossos horizontes para a comunicação em nossa realidade paroquial. Vimos uma comunicação humanizada, que mais do que redes, conecta pessoas e que acontece quando o que comunicamos causa impacto no outro. Com isso, agora é chegado o momento de traçarmos novas metas e estratégias para nossa Pascom. O Muticom 2019 foi uma experiência incrível”, sublinhou.

Compromisso
O coordenador da Pascom na diocese, Pe. Raynner Leonardo também viu no evento um impulso para a atuação da Pastoral da Comunicação, no sentido de motivar a desenvolver um trabalho mais eficiente a serviço da evangelização. “O Muticom foi um evento que veio somar em meio ao nosso trabalho pastoral, eclesial e também para o nosso compromisso de comunicadores da Boa-Nova do Reino que vem acompanhada daqueles pontos que tão bem o evento nos levou a refletir sobre comunicação, democracia e responsabilidade social. O mutirão veio ainda desconstruir alguns paradigmas que tínhamos como dado de fato e nos possibilitar um horizonte mais alargado sobre uma comunicação que possa realmente nos levar a sentir o outro, levar à empatia e gerar reciprocidade”, afirmou.

No penúltimo dia do evento, os membros da Pascom da Diocese de Uruaçu, juntamente com Pe. Raynner e o assessor de comunicação da Diocese, o jornalista Fúlvio Costa, se reuniram para refletir sobre a caminhada da Pascom nesta Igreja particular e pensar os próximos passos a serem planejados.

Nosso Administrador Diocesano, Pe. Francisco Agamenilton, marcou presença no Muticom, na sexta-feira (19), na tradicional premiação de comunicadores, pela CNBB. A cerimônia, neste ano, integrou a programação oficial do 11º Mutirão Brasileiro de Comunicação.

Mensagem do Reitor da PUC Goiás, Prof. Wolmir Amado à Diocese de Uruaçu

Dom Edilson Soares Nobre, da Diocese de Oeiras (PI) também foi ouvido pelos nossos agentes da Pascom e fez comentários sobre a importância do 11º Muticom.

Veja mais fotos do evento