Atualização do Clero 2023 provocou os sacerdotes para a renovação paroquial a partir das práticas pastorais

O Clero da Diocese de Uruaçu e o seu bispo Dom Giovani Carlos, participaram nos dias 11 a 14 de setembro, no CTL, em Uruaçu, da Atualização do Clero, que teve como tema de reflexão “Renovação divina: de uma paróquia de manutenção a uma paróquia missionária”. A formação foi conduzida pela Irmã Valéria Leal, assessora da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB.

Durante os quatro dias de formação, o clero pode refletir sobre práticas pastorais que estejam em sintonia com os problemas atuais do mundo, de modo que as iniciativas desenvolvidas busquem proporcionar à Igreja a vivência de sua essência missionária. “A Irmã Valéria trouxe aos padres muitas reflexões que possibilitaram pensar essa nova paróquia missionária que não é tão nova no sentido de teologia da Igreja do início, pois ela é missionária, sua essência é missionária, e ela precisa buscar se renovar não buscando ‘o novo’ lá fora, mas aquilo que a renova dentro da própria Igreja”, explicou o Pe. Luvanor em entrevista após o encontro.

O sacerdote destacou que a assessora trabalhou com o grupo a partir do livro “Renovação Divina, do Pe. James Mallon. Ela fez boas provocações para que seja possível renovar as paróquias passando de “uma paróquia de manutenção a uma paróquia missionária”, mas também refletiu com os padres a busca da superação da onda de manutenção. “Às vezes um padre que chega na paróquia não quer mudar nada ou a própria mentalidade da comunidade já é essa. Então a gente trabalhou um pouco isso, deixar de ser aquela paróquia que sempre foi assim para pensar uma paróquia que se coloca em missão, que se renova, uma paróquia mais parecida com aquilo que a Igreja do início viveu. Essas reflexões que a irmã trouxe com certeza vão nos ajudar a renovar nossas paróquias e a nós mesmos e consequentemente passar de uma paróquia de manutenção para uma paróquia missionária”, afirmou ainda o padre.