Centro Cultural Missionário (CCM) e REPAM Brasil promoveram formação sobre “Amazônia e Missão: Novos caminhos à luz do Sínodo”

Termina nesta quinta-feira, 16 de setembro, o curso “Amazônia e Missão: Novos caminhos à luz do Sínodo”, oferecido pelo Centro Cultural Missionário (CCM). A formação sobre o Sínodo proposta pela REPAM-Brasil traz uma reflexão sobre a realidade da “Amazônia à luz do documento final do Sínodo para dos Bispos, realizado em Roma em outubro de 2019, que tem como tema: “Novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”.

“O caminho sinodal do Povo de Deus, na fase preparatória envolveu toda a Igreja no território – os bispos, os missionários e missionárias, os membros de outras confissões cristãs, os leigos e leigas, e muitos representantes dos povos indígenas – em torno do documento de consulta que inspirou o Instrumentum Laboris” (Documento Final – Sínodo Amazônico 3).

Ao todo foram 4 dias de curso assessorado pela perita do Sínodo, professora de Sociologia na Universidade Federal de Roraima e assessora da REPAM-Brasil, professora Márcia Oliveira e pelo diretor do Instituto de Teologia Pastoral e Ensino Superior da Amazônia (ITEPES) e assessor da REPAM-Brasil, padre Ricardo Castro.

“A formação teve como objetivo capacitar lideranças pastorais de todo o Brasil no conhecimento, na reflexão e no exercício da missionariedade a partir dos desafios da missão na Amazônia e no mundo, à luz do Sínodo para a Amazônia e de seu processo sinodal fazendo com que se conheça o trabalho que muitos missionários e missionárias há séculos vem desenvolvendo naquela região do Brasil”, destaca o diretor do Centro Cultural Missionário (CCM), o padre Djalma Antônio da Silva.

De acordo com a organização, a intenção é contribuir com toda a Igreja do Brasil e não apenas da Amazônia. “O cenário pandêmico tem exigido um distanciamento das pessoas e a não realização de atividades presenciais. Com isto, a criatividade e a exploração do universo digital tem sido um imperativo contemporâneo”, destaca o documento de apresentação do curso.

Temas Trabalhados:

Dia 13/9 – Realidade Amazônica – conjuntura socioambiental, cultural e eclesial.
Dia 14/09 – Documento Final do Sínodo para a Amazônia – Um chamado à conversão.
Dia 15/09 – Querida Amazônia – os sonhos de Francisco.
Dia 16/09 – Eclesiologia Amazônica – Inculturação e Interculturação do Evangelho.

Próximos cursos

De 1 a 19 de novembro, o CCM irá realizar, de forma virtual, o curso ‘Ad Gentes – extensão para missionários e missionárias enviados além-fronteiras’. A formação é uma iniciativa promovida pelo CCM, em parceria com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e a Comissão Episcopal Pastoral para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB. O curso é intensivo e tem a duração de três semanas, sempre na parte da manhã. Caso alguém desejasse um aprofundamento na parte da psicologia e/ou de um acompanhamento espiritual, estes serão disponibilizados na parte da tarde.

Mais detalhes no: ccm.org.br