Congresso Continental da Misericórdia nas Américas tem início em Aparecida

A cidade paulista de Aparecida sedia pela primeira vez a partir de hoje, 22 de junho, o primeiro Congresso Continental da Misericórdia nas Américas (I Accom).

O evento inédito no continente americano será realizado até 25 de junho no auditório Padre Noé Sotillo, no subsolo do Santuário Nacional. A organização estima que aproximadamente 350 pessoas são esperadas para o congresso, que será norteado pelo tema “sua misericórdia se estende de geração em geração sobre os que o temem” (Lc 1,50).

Programação

As atividades do encontro serão desde conferências a missas, testemunhos, produções culturais e a oração do terço da misericórdia.

A referência para os eventos será a bula do Jubileu Extraordinário da Misericórdia – Misericordiae Vultus, apresentada no contexto das três pessoas da Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo), e na figura da Virgem Maria.

“É muito bonito ver isto”

De acordo com o idealizador do evento, Izaías Carneiro, foram selecionados alguns conferencistas de diversas linhas teológicas, sendo eles nomes conhecidos no meio católico, a fim de auxiliar nos momentos de reflexão.

“É muito bonito ver isto, você vai ter Padre Zezinho que vai falar sobre Jesus, o rosto da misericórdia, mas você vai ter também a irmã Lina Boff, que vai falar sobre Maria, a Mãe da Misericórdia”, explicou Izaías.

Igreja de Misericórdia

Organizado em parceria com o Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, o intuito do congresso é pensar a identidade da Igreja como uma Igreja de Misericórdia.

O encontro terá ainda a animação do Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, e do Cardeal Arcebispo Emérito de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis.

“Chegou o momento da mensagem da Divina Misericórdia derramar a esperança nos corações, tornando-se a centelha de uma nova civilização, a civilização do amor”, declarou Dom Damasceno, responsável pelas primeiras tratativas do evento em 2015.

Jubileu dos 300 anos de Aparecida

A escolha de Aparecida para a realização do primeiro Accom deve-se às celebrações pelo Jubileu dos 300 anos de Aparecida, tornando a experiência do encontro com a misericórdia de Deus por meio da Virgem Maria ainda mais intensa.

“A palavra misericórdia na língua de Jesus, o hebraico e aramaico, significa útero, entranha, colo, lugar onde a vida é gerada e o Santuário de Aparecida é o colo misericordioso do Brasil, por isso o próprio Santuário representa um espaço onde as pessoas veem para receber o colo de Deus e Maria é metáfora do colo de Deus, Maria é Mãe da Misericórdia”, comentou o assessor teológico do evento, Padre João Carlos Almeida.

Por Gaudium Press