Pastoral Bíblico-Catequética estuda “Purificação e Iluminação”, etapa da Iniciação à Vida Cristã

Nos dias 30 de agosto a 1º de setembro, a Pastoral Bíblico-Catequética do Regional Centro-Oeste da CNBB realizou encontro de formação sobre “Purificação e Iluminação”, etapa da Iniciação à Vida Cristã. Assessorou esse Itinerário de Formação com Catequistas (V Turma) e III Módulo, o missionário redentorista, padre Paulo Júnior, que atualmente trabalha na Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Matriz de Campinas), em Goiânia, e acompanha a espiritualidade e a catequese dessa comunidade.

Em sua exposição, padre Paulo Júnior apresentou aos participantes a etapa “Purificação e Iluminação” dentro do contexto da Iniciação à Vida Cristã (IVC). “Os catequistas são pessoas que já estão engajadas neste movimento, já conhecem a IVC e então eu procurei trazer um pouco da experiência porque eles já conhecem os conceitos. Falei da minha experiência e da vivência que eu tenho feito junto à comunidade que acompanho com o trabalho que tenho desenvolvido com os catequistas”, afirmou. Segundo o assessor, a “Purificação e Iluminação” é um tempo propício de interiorização maior daquilo que a pessoa conheceu no primeiro momento, no Querigma. “É um momento de encontro pessoal e de encontro com Deus estabelecido dentro de uma comunidade de fé juntamente com os outros catequizandos e com a assembleia da comunidade onde ele participa”, explicou.

As etapas da IVC são quatro: Querigma (ou primeiro anúncio), Catecumenato (Catequese principal), Purificação e Iluminação (sacramentos) e Mistagogia (continuidade).

Purificação e iluminação

A “Purificação e Iluminação” é uma das etapas da Iniciação à Vida Cristã que pressupõe a progressão rumo à maturidade na fé. Na “Purificação e Iluminação”, o catecúmeno ou iniciado declara diante do bispo ou do seu representante o desejo e a decisão de se tornar cristão. O bispo, então, ouvindo o testemunho dos padrinhos em favor do catecúmeno, acolhe e o declara apto para uma preparação imediata aos sacramentos da iniciação cristã. Esse período de purificação e de iluminação é um tempo em que se realça mais o cultivo da vida interior. O catecúmeno busca purificar seu coração e aprofundar a conversão pelo exame de consciência e pela penitência e a sua iluminação por meio do conhecimento mais aprofundado de Cristo Salvador. Tudo isso se faz por meio de vários ritos, sobretudo pelos “escrutínios” e pelas “tradições”. O período de purificação e de iluminação conduz imediatamente à celebração dos sacramentos da iniciação cristã. Na noite de Páscoa, os eleitos recebem os sacramentos do Batismo, da Confirmação e da Eucaristia. Tendo recebido o perdão dos pecados, o catecúmeno é incorporado ao Povo de Deus, torna-se filho adotivo de Deus, é introduzido pelo Espírito na prometida plenitude dos tempos e, pelo sacrifício e refeição eucarística passa a viver por antecipação, o Reino de Deus. (RICA, 21-26).

Para Carla Prado, coordenadora da catequese na paróquia São Benedito, em Acreúna (GO) Diocese de São Luís de Montes Belos, o encontro foi muito proveitoso para sua caminhada nas bases. “É um crescimento que levamos para nossas paróquias para podermos trabalhar a iniciação à vida cristã de maneira correta, de modo que contribua com a evangelização em nossas comunidades”, afirmou. Cláudia Maria da Silva, formadora da escola catequética na Arquidiocese de Brasília, afirmou que esse módulo ajudou bastante a conhecer com mais amplitude a catequese da Iniciação à Vida Cristã. “É um estudo fundamental para nosso trabalho catequético e nos abriu horizontes para conhecer mais a fundo a Catequese de Iniciação à Vida Cristã. Em algumas paróquias nós já implantamos a IVC, mas ainda estamos em processo. Tudo que estamos estudando aqui é repassado para os coordenadores das nossas paróquias”, disse.