Recife se prepara para receber Congresso Missionário Nacional

Em outubro a Igreja vive o mês das missões. Dentro deste clima missionário, a Arquidiocese de Olinda e Recife se antecipa em mais de um ano e inicia a preparação para o 4º Congresso Missionário Nacional que deverá reunir cerca de 700 participantes na cidade de Recife, entre os dias 07 e 10 de setembro de 2017.
Foi com este intuito que leigos e consagrados representantes dos vicariatos e comissões pastorais da Arquidiocese de Olinda e Recife estiveram reunidos na manhã da última terça-feira (04-10), nas dependências da Cúria Metropolitana traçando planos e dividindo serviços para que o Congresso tenha uma preparação a altura da importância do evento.
Na reunião preparatória, o padre Antônio Pereira, presidente da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial (COMIDI), colocou em pauta assuntos como recepção, animação, hospedagem, divulgação, infraestrutura e outros tópicos da organização do Congresso:
“Estamos nos preparando já há alguns meses, formando comissões para que tudo ocorra de forma exitosa e com a excelência que um evento desta importância exige”, comentou o sacerdote.
Nova Reunião Preparatória
Visando também a preparação antecipada do Congresso Missionário, no próximo dia 1º de novembro, haverá novo encontro na Cúria Metropolitana.
Desta vez os participantes são os membros das Pontifícias Obras Missionárias (POM), de Brasília. Na ocasião serão apresentadas as providências locais já em andamento e os ajustes necessários no planejamento do Congresso.
O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Eclesial, dom Esmeraldo Barreto; o diretor nacional das POM, padre Maurício da Silva Jardim e o assessor da Comissão de Comissão Social, padre Jaime Carlos Patias estarão em Recife para participar dessa nova reunião.
Primeiro Congresso Missionário no Nordeste
Este congresso, a realizar-se em setembro do próximo ano, será o 4º Congresso Missionário Nacional e o primeiro a ser realizado na região Nordeste.
Os outros três Congressos anteriores foram realizados em Belo Horizonte – MG (2003), Aparecida – SP (2008) e Palmas – TO (2012).
Em 2017, o congresso refletirá a temática “A alegria do Evangelho, coração da missão profética, fonte de reconciliação com Deus”, com o lema “América em missão: o Evangelho é alegria”.
Por Gaudium Press, com Arquidiocese de Olinda e Recife