Regionais, dioceses e projetos sociais recebem apoio do FNS por meio de recursos da Adveniat

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou por meio de seu Departamento Social, dia 9 de novembro, uma reunião virtual por meio da Plataforma Zoom com representantes de regionais, dioceses organizações, projetos e iniciativas brasileiras que receberão recursos emergenciais transferidos pelo Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) oriundos da solidariedade da Adveniat, uma organização de ajuda à América Latina da Igreja Católica na Alemanha. Ao todo o FNS repassará R$ 117.469,24 a essas iniciativas.

No ato simbólico de entrega dos recursos, o bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado afirmou sentir vontade de não apenas passar o recurso mas abraçar os responsáveis por iniciativas que fazem tão bem ao povo brasileiro. “Eu queria lembrar a vocês que o que é compartilhado aqui é fruto da solidariedade de católicos que nem nos conhecem mas fizeram sua oferta na certeza de que ele será aplicado para o bem de quem realmente necessita”, disse.

O secretário-geral destacou ainda a característica dos grupos que serão beneficiados com os recursos. Segundo ele, trata-se de rostos de grande sofrimento, pobreza, miséria e dor. “Temos um quadro bem interessante aqui de grupos ligados à saúde, situações de fome aguda, de contra turno da educação para crianças filhas de trabalhadores, indígenas encarcerados e os idosos abandonados por seus familiares. Sempre me impressiona como é possível fazer muito com o pouco com o que é partilhado”, disse.

Receberam recursos nesta etapa, o Regional Oeste 1 da CNBB recebeu recursos para compra de materiais para higiene pessoal de 40 mulheres e 230 homens indígenas encarcerados no Mato Grosso do Sul, o Regional Nordeste 1 para a oferta de cestas básicas e material de limpeza para 60 famílias carentes de três dioceses por um período de 3 meses e a diocese de Afogados da Ingazeira (PE) para a compra de cestas básicas para 300 famílias carentes da periferia e da zona rural.

As organizações foram a Associação de Saúde do Vale do Pajeú (ASAVAP), de Afogados da Ingazeira, para compra de alimentação, produtos de limpeza, remédios e fraldas descartáveis para 46 idosos, o Abrigo Ana Ribeiro de Serra Talhada (PE) para alimentação, remédios, material de limpeza, material de higiene pessoal e fraldas geriátrica por 2 meses para 25 Idosos acolhidos de forma permanente e o Colégio Nossa Senhora da Piedade em Brasília (DF) para compra de refrigerador, alimentos, e material de higiene para 142 crianças de famílias carentes que permanecem no colégio para os pais irem trabalhar.

Agradecimento ao apoio do FNS e da Adveniat

O secretário-executivo do regional, o irmão Silvio da Silva agradeceu muito a oferta dizendo tratar-se de uma ajuda aos indígenas que, em função de terem sido encarcerados, foram abandonados por seus povos. “Homens e mulheres indígenas são abandonados pela família porque ser preso simboliza vergonha para a aldeia”, disse.

O padre Francisco Alves Magalhães, representante da diocese de Afogados da Ingazeira, afirmou que o recurso chegou num tempo oportuno. “Estávamos com dificuldades de conseguir 70 cestas básicas para este projeto. O cenário aqui no interior é de desolação. Identificamos muitas famílias carentes e passando fome. Já fizemos a primeira entrega referente aos três meses (outubro a dezembro deste ano) e o projeto colaborará para amenizar a fome destas famílias nos próximos meses. Muito obrigado e Deus abençoe os doadores”, agradeceu.

A Graça Melo, representante do abrigo Ana Ribeiro, em Serra Talhada (PE), agradeceu as doações em nome do bispo da diocese dom Egídio Bisol. “Ficamos felizes com esta doação. O abrigo Ana Ribeiro, com mais de 70 anos, cuida de 25 idosos, 5 acamados, 5 cadeirantes e 8 que perambulam com auxílio. Os últimos dois anos foram muito difíceis por conta da redução das doações em função da pandemia”, disse.