Santuário de Americana é elevado à basílica

O Santuário Santo Antônio de Pádua, em Americana (SP), foi elevado pelo Vaticano ao grau de Basílica menor, por meio de decreto de criação apresentado pelo bispo de Limeira (SP), dom Vilson Dias de Oliveira, no dia 13 de junho. Ontem, 3, foram divulgadas informações sobre a instalação da basílica, como a data marcada para o dia 30 de novembro, às 10h, e o brasão. O arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Raymundo Damasceno Assis, será o representante do papa Francisco na ocasião.

santuario-sto-antonio-americana-002A diocese protocolou o pedido de elevação na Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, em abril deste ano. De acordo com a reitoria, o local passou por reformas, melhorias e restaurações no último ano para atender os requisitos exigidos para ser considerado uma basílica.

Entre as principais orientações, já cumpridas pelo Santuário, estão o Coral Polifônico, uma imagem histórica e uma relíquia de Santo Antônio. A partir de agora, alguns símbolos da Santa Sé serão acrescentados à arquitetura, como a instalação de brasões nas portas e a presença de uma umbrela e um tintinabulo dentro da basílica.

Grupos serão criados para organizar a missa de instalação. Após o evento, cardeais e bispos serão convidados a celebrar missas no templo.

Santuário

O crescimento da cidade de Americana motivou a construção de uma nova igreja. Em 1950, com a idealização do monsenhor Nazareno Maggi, as obras da Matriz de Santo Antônio iniciaram. A conclusão aconteceu em 1977.

O Santuário de Santo Antônio é a maior igreja da diocese de Limeira. É considerado o maior templo em estilo neoclássico no Brasil. O prédio mede 22 metros de altura e tem 80 metros de comprimento, com 30 metros de largura. Sua cúpula tem 50 metros de circunferência e seu piso se estende por 42 metros. A igreja tem forma de cruz latina, com cinco naves e transepto com cúpula sobre o cruzeiro. A fachada é formada por seis colunas que sustentam a torre.

A igreja matriz de Americana tornou-se santuário no dia 13 de junho de 2013.

cnbb.org.br