Nos dias 22, 23 e 24 de abril, os seminaristas da Diocese de Uruaçu, Gabriel e Vanderley receberam a admissão às Ordens Sacras; os seminaristas Alexandre, Thalys e Vanderley, receberam o ministério do Leitorado e os seminaristas Bruno e Stênio, o ministério do Acolitado. A admissão e os ministérios são etapas indispensáveis àqueles que estão no caminho do Sacerdócio.

Vanderley Junio Cardoso e Gabriel Novais receberam a admissão às Ordens Sacras

A celebração em que os seminaristas Vanderley Junio Cardoso e Gabriel Novais receberam a admissão às Ordens Sacras aconteceu no dia 22 de abril, na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Rialma. A celebração que concedeu o ministério de leitor aconteceu no dia 23, na Paróquia Santa Rita, em Santa Rita do Novo Destino. Já a celebração em que os seminaristas Bruno Silas Silva Gaudencio e Stenio Alves da Silva receberam o Acolitado aconteceu no dia 24 de abril, na Catedral Imaculado Coração de Maria, em Uruaçu. Todas as celebrações foram presididas pelo bispo diocesano, Dom Giovani Carlos.

No ministério do Leitorado, os seminaristas se aproximam ainda mais do Mistério de Cristo que se revela por meio de sua Palavra. Eles assumem o compromisso de proclamar a Palavra de Deus fazendo a leitura dos textos sagrados nas assembleias litúrgicas, educando as crianças e adultos na fé da Igreja e anunciando a boa nova do Evangelho a todos que não a conhecem.

Os seminaristas Bruno e Stênio receberam o ministério do Acolitado

A etapa seguinte é o acolitado, ministério que confere a função de cuidar do altar e auxiliar o diácono e o padre nas ações litúrgicas, de modo especial na celebração da Santa Missa. Compete ainda ao acólito distribuir a Sagrada Comunhão Eucarística e, em situações extraordinárias, ele é encarregado de expor e repor a Sagrada Eucaristia para adoração. Ele, porém, não pode dar a bênção com o Santíssimo Sacramento. Conforme o cerimonial dos bispos, esses dois ministérios também são confiados aos leigos.

Para o seminarista Alexandre Batista, o ministério do leitor é um passo muito significativo em sua caminhada rumo ao sacerdócio. “Primeiramente um sim da Igreja para minha vocação. Através dos ministérios, a Igreja vai me confirmando no chamado que Deus me fez, mas é também um convite a responder com mais firmeza e maior responsabilidade ao chamado que Deus me fez”, disse ele em entrevista.

Através dos ministérios, a Igreja vai me confirmando no chamado que Deus me fez

O rito de admissão às Ordens Sacras, por sua vez, conforme o Cerimonial dos Bispos (nº 479) destina-se a que o aspirante ao Diaconado ou ao Presbiterado manifeste publicamente a sua vontade de se doar a Deus e à Igreja, para exercer a Ordem Sagrada. A Igreja, aceitando esta doação, escolhe-o e chama-o, a fim de se preparar para receber a Sagrada Ordem, passando assim a ser contado legitimamente entre os candidatos ao Diaconado e ao Presbiterado.

Para o seminarista Gabriel Novais, que foi admitido às Ordens Sacras, esse foi mais um passo no processo de maturação da sua escolha diante de Deus e dos irmãos para o ministério sacerdotal. “É um momento realmente único, em saber que a Igreja confirma o chamado que Deus suscitou em minha vida há anos; neste dia lembrei-me daquele sim que foi feito, e das renúncias que fiz e a resposta que me comprometi a sustentar daqui em diante. Mas este sim não se findou, é diário, precisa ser renovado todos os dias, quando disse na frente do bispo diocesano naquele dia, hoje de igual modo preciso repeti-lo com a mesma firmeza e a mesma piedade que foi naquele dia, ou seja, eu preciso dia após dia, cooperar com a graça que me foi conferida, que é o propósito de todos os dias, meses, e anos que ainda faltam continuar constantemente configurando meu coração ao Cristo Sacerdote”.

Padre Ricardo Henrique, promotor vocacional da diocese, destacou que as etapas por quê passaram os seminaristas da diocese nos últimos dias “são um passo de perseverança e confirmação de permanência na Vocação”, pois “eles passam a serem reconhecidos pela Santa Igreja como candidatos ao Sacerdócio”. O vocacionado ao sacerdócio, ainda conforme padre Ricardo, “dá passos significativos em sua vocação, quando responde ao Senhor com alegria, fazendo esse caminho de anunciador da Palavra de Deus e distribuindo seu próprio corpo aos irmãos na Santíssima Eucaristia, para mais tarde presidindo o Santo Sacrifício da Missa sejam Palavra anunciada e comungada pelas pessoas”. Por fim, ele pediu orações pelos seminaristas da diocese. “Rezemos pela perseverança de nossos seminaristas de nossa amada Diocese de Uruaçu. Senhor da Messe e Pastor do rebanho, faz ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave convite ‘Vem e Segue-me’”.

Veja mais fotos

Créditos: Pascom das Paróquias