XX Assembleia Eclesial do Regional Centro-Oeste acontece no fim de semana

Nos dias 18 a 20 de outubro, acontece no Centro Pastoral Dom Fernando (CPDF) em Goiânia, a XX Assembleia Eclesial do Regional Centro-Oeste da CNBB. O evento realizado a cada quatro anos, reúne arcebispos e bispos das dioceses do estado de Goiás e Distrito Federal, além dos coordenadores de pastorais, organismos, movimentos e representantes das congregações e dos seminários maiores.

Durante os três dias, os participantes refletem sobre o tema “Desafios da evangelização no mundo urbano” e o lema “Hoje eu preciso ficar na sua casa” (Lc 19,5). O evento tem por objetivo acolher as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019 – 2023), celebrando a comunhão das Igrejas Particulares do Regional Centro-Oeste, por meio da partilha das experiências vividas, bem como propondo meios para intensificar a missão evangelizadora em todas as Arqui/Dioceses, com as Pastorais, Organismos, Movimentos e Serviços nelas presentes, durante os próximos quatro anos.

A assembleia terá assessoria dos padres Cristiano Faria dos Santos, coordenador do Mestrado em Direito Canônico do Pontifício Instituto Superior de Direito Canônico – Extensão Goiânia e Francisco Agamenilton Damascena, Administrador Diocesano de Uruaçu. Para embasar suas apresentações, eles usam os dados coletados com a Pesquisa de Opinião que foi respondida nos meses de agosto e setembro, pelos católicos presentes no regional. As respostas deram aos assessores uma compreensão de como as nossas Igrejas particulares percebem a realidade das novas Diretrizes propostas pela CNBB, nos quatro pilares: a Palavra (iniciação à vida cristã) o Pão (liturgia e espiritualidade), a Caridade (serviço à vida plena) e a Ação Missionária (abertura para o acolhimento e disponibilidade para ir ao encontro).

Por fim, a Assembleia também é um momento de avaliação da caminhada das dioceses à luz das DGAE dos últimos quatro anos (2015-2019).