
Caríssimos irmãos e irmãs,
É com alegria que compartilhamos com vocês um momento especial na vida de nossa Diocese de Uruaçu: o Retiro do Clero, que teve início no dia 10 de março e se estendeu até o dia 14, no Santuário de Nossa Senhora D’Abadia de Muquém, um lugar de profunda espiritualidade e devoção mariana. Este tempo de recolhimento e oração é um dom precioso para os presbíteros, que buscam renovar suas forças espirituais e aprofundar seu compromisso com o Senhor e com o rebanho que lhes foi confiado.

O retiro é um momento privilegiado para o sacerdote se encontrar consigo mesmo, com Deus e com sua missão. Como nos recorda o Concílio Vaticano II, os presbíteros são chamados a “buscar incessantemente a face do Senhor” (Presbyterorum Ordinis, n. 18), e o retiro oferece justamente essa oportunidade de silêncio, escuta e intimidade com Deus. É um tempo de deserto, à semelhança de Jesus, que se retirava para orar (cf. Lc 5,16), e de Moisés, que subiu ao monte para estar com Deus (cf. Ex 24,12-18).
Neste ano, temos a graça de contar com a Orientação de Dom Danival, bispo auxiliar da Arquidiocese de Goiânia, homem zeloso e de profunda espiritualidade. Suas reflexões certamente ajudaram nossos sacerdotes a reavivar o fogo do Espírito Santo em seus corações.
O retiro é também um momento de fraternidade sacerdotal. Os presbíteros, reunidos em torno do bispo, renovam os laços de comunhão que os unem, fortalecendo-se mutuamente na missão de ser sinais vivos de Cristo Bom Pastor. Em nosso retiro tivemos a graça de contar com a presença de Dom Giovani, nosso bispo diocesano, e Dom José, bispo emérito de nossa Diocese. São João Paulo II, nos ensinou que “o sacerdote é, por sua própria vocação, um homem do encontro: encontro com Deus, encontro consigo mesmo, encontro com os irmãos” (Carta aos Sacerdotes, 2004).
Além disso, o retiro é uma escola de escuta. No silêncio, o sacerdote aprende a ouvir a voz de Deus, que fala ao coração e o convida a uma conversão contínua. É um tempo de revisão de vida, de reconciliação e de discernimento.

Nossa Diocese louva a Deus por este tempo de graça e agradece aos fiéis de nossas paróquias e aos romeiros de Nossa Senhora D’Abadia por suas preces e apoio espiritual nesses dias. Pedimos a intercessão de Nossa Senhora por nossos sacerdotes conduzindo-os sempre a Jesus, o Sumo e Eterno Sacerdote. Que, renovados, possam ser testemunhas ainda mais fervorosas de Esperança e anunciadores do Evangelho em nossas comunidades.
Clique AQUI para ter acesso a todas as fotos do retiro.
Em Cristo,
Pe. Gilson Jardene Guimarães Barreto
Coordenador da Pastoral Presbiteral