Comunidade Católica Missão Maria de Nazaré

0
574

A Comunidade Missão Maria de Nazaré nasceu no Grupo de Jovens Maria de Nazaré, na paróquia de Santo Antônio, em Divinópolis.

Em dezembro de 2003 Eduardo Rivelly e Carla Fonseca, ainda namorados, foram eleitos coordenadores do Grupo de Jovens. No início de 2004 propuseram um retiro espiritual com todos os jovens que compunham o grupo de perseverança do grupo de jovens. Esse retiro ocorreu no Centro de Artes e Ofícios, em Divinópolis, no qual foram abordados vários temas: vocação, carisma, missão etc. Essa proposta aconteceu pois Eduardo já, há muito tempo, sentia que Deus tinha algo além do grupo para eles.

Muitos desses jovens sentiam, assim como os coordenadores esse chamado a algo mais. Ao final desse retiro alguns jovens começaram o primeiro caminho vocacional para a Comunidade Missão Maria de Nazaré. No decorrer de um ano foram feitas propostas e reflexões sobre vida comunitária e missionária.

Fundador e sua família

Fundador
Eduardo Rivelly Rodrigues Silva é o fundador da Comunidade Católica Missão Maria de Nazaré.

Nasceu em 18/07/1981,em Divinópolis – MG. É filho de Antônio Eustáquio Silva e Suely Silva.

Quando criança não frequentava a Igreja e não vivia em uma família católica. Seus pais se separaram quando ele tinha 14 anos. Teve sua experiência com Deus aos 15 anos de idade e desde então nunca mais deixou de caminhar na Igreja. Era um garoto muito tímido e reservado que, com o passar dos anos, teve sua vida transformada pela ação de Deus. Com a separação dos pais não vivia uma relação afetuosa com seu pai e decidiu, por meio de muita oração, iniciar um processo de aproximação e conseguiu isso antes da morte de seu pai, três anos após. Venceu também, neste período, a timidez, se tornando um pregador da Palavra e despontando seu dom de liderança. Em pouco tempo já se tornara coordenador do Grupo de Jovens Maria de Nazaré.

Em sua primeira pregação, já aos 16 anos de idade, se manifestara o carisma que já era próprio em Eduardo. Neste episódio (a Palavra inspirada por Deus foi Jo 3, 1-8, que anos mais tarde seria identificada como a Palavra do Carisma MMN), aconteceu um vendaval durante sua pregação e oração e todos os presentes, por mais que tenha sido simples e pequena a pregação, tiveram uma experiência de batismo no Espírito Santo. Pouco tempo se passou e nasceu no coração de Eduardo, que era muito dócil e atento aos chamados e a voz de Deus, um desejo de iniciar uma comunidade para o grupo.

Em julho de 1999 ocorreu uma missão no bairro São Lucas, em Divinópolis, a pedido do Padre Euclydes Bebiano e lá Eduardo teve a confirmação de seu chamado à consagração de sua vida. Ele e um grupo de amigos procuraram Eduardo Moreira (fundador da Comunidade Sacramento de Amor) e partilharam sobre o chamado de Deus. Iniciou-se aí a experiência comunitária que fundara a Comunidade Sacramento de Amor. Eduardo Rivelly passou muitos anos nessa comunidade mas percebeu, alguns anos mais tarde, que Deus tinha outro chamado para ele e que àquele não era o carisma que brotava em seu coração. Já namorando com Carla, decidiram deixar a comunidade Sacramento de Amor e passaram a se dedicar inteiramente, novamente ao Grupo de Jovens Maria de Nazaré com a decisão descobrir o querer de Deus para eles. Em 2002, iniciou-se então a Missão Maria de Nazaré e em 2005 a Comunidade Católica Missão Maria de Nazaré sob a direção de Eduardo Rivelly.

Eduardo sempre foi dedicado a observar os desejos de Deus para sua vida e para a comunidade. Iniciou em 2007, por inspiração de Deus, a Chácara João Paulo II, mesmo sem apoio de muitas pessoas e sem recursos financeiros para manutenção do projeto, mas sendo a cada dia confirmado que Deus inspirava e que também cuidava e providenciava o necessário.

Ele casou-se com Carla em 10 de fevereiro de 2007.

Em março de 2012 deixou sua vida profissional e passou a se dedicar totalmente a Deus e ao carisma iniciando a comunidade de vida.

Eduardo tem 4 filhos biológicos, Letícia, Lucas, Luisa e Beatriz, e a cada dia mais e mais filhos são confiados a ele por Deus através dos trabalhos sociais desenvolvidos pela Missão Maria de Nazaré.

Carisma
Ser mãe, gerar e formar vida nova.Deus nos dá a graça pela infinita bondade de usar de nossas vidas para gerar vida nova na sociedade.O carisma se manifesta como na palavra de Jesus a Nicodemos em Jo 3, 3-8.Através de um novo derramamento do Espírito Santo as pessoas precisam nascer de novo para uma vida nova e a Comunidade Católica Missão Maria de Nazaré é um grande útero ungido pelo Espírito Santo para gerar os filhos de Deus para uma vida nova. A Palavra do Carisma é confirmada em Ezequiel 37, 1-15.

Não podemos só gerar, pois uma mãe não só gera, mas também ama, forma, educa, trata, acolhe, ampara, mostra caminhos a percorrer etc.Os membros da MMN deverão em todos os seus atos expressar o carisma de mãe, com todas as pessoas que passarem por seu caminho.Esse carisma se expressa também numa radicalidade pessoal, numa busca constante de santidade, pois a melhor forma de educar é o exemplo. Portanto sejamos como modelos de uma nova geração que também bebeu do fruto do carisma e que nasceu para uma vida nova e a partir daí não vive mais o homem velho.

O carisma deve ser alimentado primeiramente entre os membros, que na vida fraterna o exercitarão a ponto de transbordarem pelos limites de nossa comunidade e assim atingirem as pessoas que estiverem pelo caminho.Nossos trabalhos devem ser feitos sempre espelhados no carisma, tudo quanto realizarmos, façamos como mãe, que primeiro pensa nos filhos e depois em si mesma.Devemos enxergar as pessoas que Deus nos confia com um olhar materno.Somos geradores da vida, isso implica em ser vida para todos que não a têm e também ser família para os carentes; acolhida para os desamparados; alegria para os tristes; força para os fracos; exemplo para os perdidos; apoio para os machucados; olhar para os cegos e perdidos; abraço para os filhos; cuidado para os que sofrem; verdade para os enganados e tudo mais que uma mãe precisa ser para seu filho. Contudo, acreditamos que este carisma é Graça de Deus em nós, portanto o que nos cabe é responder como Maria: “Eis aqui à escrava do Senhor, faça-se em mim conforme a sua Vontade.”

Espiritualidade
Como a comunidade nasceu de um grupo de oração do movimento da Renovação Carismática Católica, a espiritualidade dos membros é baseada na busca contínua da efusão do Espírito Santo e no uso dos carismas. A palavra significante, do carisma da comunidade, é o texto do evangelho de São João (Jo 3,3-8).

O nascer de novo envolve a vida dos consagrados, para que, por meio deles, todos desejem essa renovação de vida pelo espírito.

Expresso em seu próprio nome, a Comunidade Missão Maria de Nazaré apresenta sua referência maior em Maria Santíssima. Portanto, possui também uma espiritualidade mariana.

Nossa casa na cidade de Uruaçu-GO
Nossa casa na cidade de Uruaçu-GO

Departamentos
A comunidade é considerada um membro do corpo místico de Cristo, que é a Igreja. Porém, podemos também descrever a comunidade como um organismo vivo, ou seja, um corpo, cuja cabeça é o fundador. A comunidade é dividida em 6 Departamentos. Seguem abaixo, portanto, a descrição dos sete Departamentos da Comunidade Católica Missão Maria de Nazaré:

A direção deste departamento, é responsável por desenvolver trabalhos referentes à assistência, cuidado e proteção a públicos específicos da sociedade. As ações sociais desenvolvidas pela Comunidade estão diretamente ligadas ao serviço de acolhimento, pois a principal preocupação da Missão Maria de Nazaré é promover trabalhos sociais que expressem e confirmem o carisma de ser mãe, gerando e formando pessoas para uma vida nova.

Atualmente o Departamento mantém em Divinópolis a Casa da Juventude, a Comunidade Terapêutica Chácara São João Paulo II e o Projeto Família Acolhedora. Em Uruaçu – GO, temos o abrigo Casa de Maria Mãe e Mestra.

Também é feito um trabalho no Centro Socioeducativo, de Divinópolis, onde, mensalmente, a MMN promove momentos de evangelização no local.

Este departamento tem como função administrar toda a estrutura da Comunidade Missão Maria de Nazaré. Dentre os setores deste departamento temos Documentação, Departamento Pessoal, Financeiro e Patrimônio. O atual ecônomo é o Matheus Duas.

Este departamento é responsável pela gestão das redes sociais e site, produção do informativo mensal, por todas as peças publicitárias e pela produção dos programas da WebTv. O diretor do Departamento de Comunicação é o Matheus Dias.

Membros da nossa Comunidade

A Missão Maria de Nazaré tem um forte trabalho com evangelização para jovens. Neste departamento está focado todo este trabalho nos diversos retiros e eventos que a MMN promove durante todo o ano em diversas cidades do Brasil.

Além do trabalho com a juventude, a MMN também tem um forte trabalho de evangelização com as famílias, seja no Método de Ovulação Billings, ou eventos e retiros para casais.

Um ministério é um serviço específico dentro do Grupo de Oração. É um trabalho para servir à comunidade cristã, uma maneira de exercitar o apostolado. Cada batizado é chamado a crescer, amadurecer continuamente, dar cada vez mais fruto na descoberta cada vez maior de sua vocação, para vivê-la no cumprimento da própria missão. Atualmente a missão conta com 6 ministérios: Música, Intercessão, Liturgia, Para as Crianças, Atendimento de Oração e Pregação.