Mapa da Diocese

Clique aqui e baixe o mapa em alta resolução: JPG | PNG

A Diocese de Uruaçu foi criada em 26 de março de 1956, pelo Papa Pio XII, por meio da bula Cum Territorium. A instalação se deu em 30 de maio de 1957. Segundo o censo do IBGE de 2019 a população total da diocese de Uruaçu estimava-se em 315.793 pessoas, com uma superfície de 36.223.729 Km². A diocese possui ainda 35 paróquias, em vinte e sete municípios e está dividida em cinco foranias.

A Forania é o lugar no qual as comunidades paroquiais, em espírito de comunhão, se reúnem para coordenar a ação pastoral de modo colegiado, concretizando de modo específico as diretrizes e indicações da Igreja universal e da particular promovendo o estudo e as soluções das problemáticas específicas dos diversos contextos – pastorais e socioculturais – das realidades em que se encontram.

✔ Forania São Mateus composta por sete paróquias, representada pela cor púrpura, a cor que os reis se vestiam. Este evangelista é o que mais enfatiza a Realeza de Jesus. “Venha o teu Reino, seja feita a tua vontade na terra, como no céu.” (Mt 6, 10).

✔ Forania São Marcos é formada por seis paróquias, no mapa é evidenciada na cor branca, a cor da pureza e da santidade. “O que sai do homem, é isso que o torna impuro.” (Mc 7, 20)

✔ Forania São Lucas compreende sete paróquias é exposta na cor laranja, elucidando o encorajamento, a confiança, a comunicação de Deus Pai na encarnação do Verbo, plenitude da Revelação Divina. “Eis que conceberás em teu seio e darás a luz um filho, e o chamarás com o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai.” (Lc 1, 31-32)

✔ Forania São João contém sete paróquias, retratada na cor amarela, expressa a claridade, a luz, a alegria da filiação divina. “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida”. (Jo 8, 12)

✔ Forania São Paulo abrange oito paróquias é demonstrada na cor vermelha, que lembra o manto do Apóstolo que significa o seu martírio, a paixão, a cruz como expressão máxima do amor de Deus e salvação dada a toda humanidade. “Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé. Desde já me está reservada a coroa da justiça, que me dará o Senhor, justo juiz, naquele Dia; e não somente a mim, mas a todos os que tiverem esperado com amor sua Aparição.” (2Tm 4, 7-8)