Histórico

0
434

Com a criação da diocese de Funchal (Ilha da Madeira), em 1514, passou o Brasil para a jurisdição desta Igreja. Em 28 de fevereiro de 1550, o Papa Júlio III cria o primeiro Bispado do Brasil com sede na cidade de Todos os Santos na Bahia, a cujo báculo pertenciam todos os lugares da Terra de Santa Cruz. Neste mesmo século, o Papa Gregório XIII cria, em 19 de julho de 1576, a Prelazia do Rio de Janeiro, a qual, em 16 de novembro de 1676, se torna diocese pelo Pontífice Inocêncio XI.

Em 6 de dezembro de 1745, o Papa Bento XIV subdivide a vastíssima Diocese do Rio de Janeiro, criando assim, as dioceses de São Paulo, de Mariana (MG), e as duas prelazias de Goiás e Cuiabá.

Somente em 15 de julho de 1826 o Pontífice Leão XII assina a Bula: “Sollicita Gegis Cura”, erigendo em Diocese a Prelazia de Santa Ana de Goiás.

Até que em 25 de julho de 1924 com a Bula “Ad Pastorale Múnus” criou-se a Prelazia de São José do Alto Tocantins. Depois de 32 anos de existência a Prelazia é extinta dando lugar à Diocese de Uruaçu, criada em 26 de março de 1956, com a Bula “Cum Territorium” completando neste ano de 2006, 50 anos de existência.

Criação da Diocese
Criada em 26 de março de 1956, pelo Papa Pio XII, por meio da bula Cum Territorium. A instalação se deu em 30 de maio de 1957.

O Prelado Dom Francisco Prada Carrera, CMF, esteve à frente da Prelazia desde 19 de maço de 1946, permanecendo ainda na Prelazia como Administrador por oito anos, como Bispo por onze anos, dirigindo a Prelazia de 19 de março de 1938 até à sua transferência para a recém-criada Diocese de Uruaçu, tomando posse em 30 de maio de 1957, perfazendo 30 anos de longo e frutuoso ministério episcopal.

BISPOS
1º Dom Francisco Prada Carrera (1956 a 1976)
2º Dom José Silva Chaves        (1976 a 2007)
3º Dom Messias dos Reis Silveira (2007 a 2019)

 

Em 1968, é sagrado o Padre José Silva Chaves Bispo Titular de Rusubbicari e Auxiliar de Uruaçu. Permaneceu neste encargo por um ano, sendo nomeado Administrador “sede plena” da Diocese, embora o Titular conservasse ainda o título de Diocesano, mas sem o ônus de administrar a Diocese. O Administrador permaneceu por sete anos nesta função à frente da Diocese.

Em 1976 o Administrador é nomeado Bispo Diocesano e toma posse em 22 de agosto do mesmo ano. Nesta longa caminhada a Diocese de Uruaçu vem implantando o Reino de Deus nessas plagas goianas. Alguma coisa já se fez no campo pastoral, vocacional, educacional, promocional, graças á semente lançada pelos desbravadores missionários claretianos que nos antecederam e o dinâmico clero e leigos engajados.

Damos graças a Deus por tantos benefícios derramados durante esses longos e frutuosos anos, sobre a nossa Diocese, por intermédio do Imaculado Coração de Maria, nossa valiosa Padroeira.

Situação Geográfica

Norte central do Estado de Goiás. Limites: Dioceses de Porto Nacional (TO-GO), Formosa (GO), Luziânia (GO), Anápolis (GO), Goiás (GO), Rubiataba-Mozarlândia (GO) e Prelazia de Cristalândia (TO-GO).

Municípios

Alto Horizonte, Amaralina, Barro Alto, Campinaçu, Campinorte, Campos Verdes, Estrela do Norte, Formoso, Goianésia, Guarinos, Hidrolina, Itapaci, Mara Rosa, Minaçu, Montividiu do Norte, Niquelândia, Nova Iguaçu de Goiás, Pilar de Goiás, Rialma, Rianápolis, Santa Isabel, Santa Rita do Novo Destino, Santa Tereza de Goiás, Santa Terezinha de Goiás, São Luiz do Norte, Trombas, Uruaçu.