Junho é o mês dedicado ao Coração de Maria. Um dia após o dedicado ao Sagrado Coração de Jesus é que a Igreja toda celebra o Imaculado Coração de Maria.

A devoção consiste na veneração ao seu coração carnal, unido à pessoa dela, como símbolo do amor, especialmente o seu amor para com o Divino Filho, suas virtudes e sua vida interior. Esta devoção foi incentivada por S. João Eudes, no século XVII e o Papa Pio VII a permissão para festa no ano de 1805. Motivado pelas aparições de Fátima, o Papa Pio XII, em 31 de outubro de 1942 consagrou o mundo ao Imaculado Coração de Maria e em 4 de maio de 1944 determinou que a sua festa fosse celebrada em todas as Igrejas do Ocidente no oitavo dia da Assunção.

Honrar o Coração de Maria é honrar o Coração que foi preparado por Deus para ser uma digna morada do Espírito Santo, que formaria a seu tempo o Redentor no ventre imaculado da Virgem Maria.

Esta devoção ao Coração de Maria é devoção à própria Mãe de Jesus. É também veneração dos santos sentimentos e afetos, a ardente caridade de Maria para com Deus, para com seu Filho e para com todos os homens, que lhe foram confiados solenemente por Jesus agonizante.