O 5° encontro mundial “Jovens pela Paz”, organizado pelo Serviço Missionário Jovem de Turim e Pádua, foi apresentado na segunda-feira (27/03) ao Cardeal Pietro Parolin. O evento, que envolve jovens de todas as partes do mundo, está programado para o próximo dia 13 de maio.
“Apresentamos o grande encontro de Pádua – explica Ernesto Olivero, fundador da Semig – como um grande sinal de esperança para a nossa época. Dezenas de milhares de jovens se encontrarão para dizer que é possível não deixar-se aprisionar e deter o ódio. Podemos recomeçar a partir do amor, da concretude dos ideais e das escolhas de justiça que cada um pode fazer. Ficamos felizes em encontrar o Cardeal Parolin, um homem bom a serviço da paz”.
Na ocasião, Olivero apresentou também a iniciativa “Bambini d’Italia” dos jovens de origem estrangeira que frequentam o Arsenal da Paz (sede do Seming em Turim), para que o Parlamento aprove a lei que concede a cidadania aos menores nascidos na Itália de pais estrangeiros e regularmente residentes ou para quem veio à Itália e aqui concluiu um ciclo de estudos.
O apelo dos jovens nas últimas semanas havia sido subscrito também pelo Papa Francisco.
O encontro com o Cardeal Parolin realizou-se após aquele ocorrido com o Presidente da República italiana Sergio Mattarella, que em setembro passado havia recebido os jovens do Semig no Quirinale, no dia do anúncio do encontro em Pádua.
Por Rádio Vaticano