Congresso Mariológico reflete sobre o rosto mariano da Igreja

0
374

Dom Murilo Krieger é um dos palestrantes e destaca a importância dos estudos sobre Maria

“O rosto mariano da Igreja” é o tema da 12ª edição do Congresso Mariológico, que começa nesta quarta-feira, 16, em Aparecida (SP). O vice-presidente da CNBB, Dom Murilo Krieger, que fará a abertura do evento, destaca a importância dos estudos sobre Maria como uma forma de respeitar a vontade de Deus sobre ela e dar a ela o lugar que Deus deseja.

“Nós queremos, ao estudar Maria, fazer somente uma coisa, respeitar a vontade de Deus sobre ela e dar a ela não o lugar que a Igreja, ou um Papa, ou um santo deseja, mas que Deus deseja. Quem introduziu Maria na vida de Cristo e da Igreja foi o Pai, que a escolheu, que a preparou e que a formou. A Igreja apenas respeita o que o Pai fez e faz: dar a Maria um lugar único”, declarou Dom Murilo, arcebispo de Salvador (BA).

Além da abertura, Dom Murilo fará duas palestras no encontro: “Maria, primeira leiga cristã na palavra de Deus” e “Maria na tradição cristã”. O evento, que segue até sábado, 19, e é promovido pela Academia Marial de Aparecida e a Faculdade Dehoniana de Taubaté, reunirá estudiosos da Mariologia, teólogos, religiosos e leigos no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional.

Com o tema “O rosto mariano da Igreja”, o congresso pretende sublinhar a presença de Maria na vida de Cristo e da Igreja, à luz de textos bíblicos e de autoria de sacerdotes e teólogos dos primeiros tempos da Igreja. “Maria não foi estudada porque achavam interessante conhecê-la, foi estudada porque vimos sua presença sempre na vida de Jesus e na vida da Igreja”, completou o arcebispo.

“Na vida de Cristo, foi ela que deu seu sim e o verbo se fez carne. Ela o gerou, o educou e o acompanhou até a morte de cruz. Quanto à presença de Maria na vida da Igreja, em Pentecostes, quando os apóstolos receberem o Espírito Santo e entenderam qual a mensagem de Jesus, e qual a missão que eles deveriam executar, quem estava presente no cenáculo de Jerusalém? Maria”, relatou o vice-presidente da CNBB.

Fonte: Canção Nova Notícias