Já imaginou conhecer as Catedrais mais belas de Portugal sem sair de casa, apenas com um clique? Pois isso é possível graças às visitas virtuais em 360° disponibilizadas pelo projeto Rota das Catedrais.
No site, o internauta tem a oportunidade de viver uma experiência como se estivesse no interior dos templos católicos e pode olhar para cada ângulo e conhecer cada detalhe da beleza das Catedrais portuguesas.
É possível visitar as Catedrais de Angra do Heroísmo, Aveiro, Beja, Braga, Castelo Branco, a Sé antiga e a Sé nova de Coimbra, Elvas, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Lamego, Leiria, Portalegre, Porto, Santarém, Silves, Viana do Castelo, Viana do Castelo Vila Real e Viseu.
O projeto Rota das Catedrais “procura devolver a estes monumentos uma atenção global e correponsabilizante”, indica o site da iniciativa.
É fruto de um acordo de cooperação assinado entre o Ministério da Cultura e a Conferência Episcopal Portuguesa, em junho de 2009, “coincidindo na afirmação do inestimável valor religioso, histórico, artístico, cultural, simbólico e patrimonial das Catedrais portuguesas”.
Assim, o projeto se caracteriza como “dinamizador de uma atuação concertada e contratualizada, planeada, criteriosa e exigente, não apenas para acudir a situações de mais evidente degradação, mas sobretudo para alcançar a capacitação dos monumentos, através de uma qualificada intervenção de recuperação e conservação de valores patrimoniais inestimáveis”.
Busca ainda “promover a estima coletiva e o cuidado partilhado face a um patrimônio profundamente identitário, plural e multifacetado, memória viva de um povo”.
No site, o internauta também pode conhecer mais esses patrimônios religiosos e históricos portugueses. No link “Catedrais”, é possível escolher um dos templos, sobre os quais são apresentadas informações como a qual santo é dedicado, a evolução histórico-artística, os horários de atendimento e das celebrações, entre outros.
Além disso, para cada Catedral é apesentado um vídeo que mostra a sua arquitetura, suas obras de artes e outros detalhes do interior do templo.
Visite o projeto na sua página oficial: http://rotadascatedrais.com/
Por ACI Digital