Diocese de Uruaçu celebra os 65 anos de ordenação sacerdotal do seu bispo emérito, Dom José Silva Chaves

0
1888

Na manhã de segunda-feira, 7, aconteceu a celebração eucarística em ação de graças pelo 65º aniversário sacerdotal do bispo emérito da Diocese de Uruaçu, Dom José Silva Chaves. O momento histórico contou com a participação do bispo da Diocese de Uruaçu, Dom Giovani Carlos; do bispo da Diocese de Formosa (GO), Dom Adair José Guimarães; do bispo da Diocese de Ipameri (GO), Dom José Francisco; além de padres, diáconos, religiosos e religiosas e o povo de Deus da Igreja local que vieram render graças a Deus por esta data importante.

No início da homilia, Dom José Chaves agradeceu as palavras proferidas por Dom Giovani Carlos. O bispo emérito citou o sim a Deus dado pelos homens da Bíblia. Destacou que foram perseverantes na fé e fizeram a história acontecer. Citou Abraão, que partiu de Canaã e deu origem a um povo monoteísta. Ao dizer o sim a Deus que lhe pediu o sacrifício de seu filho, o Senhor se contentou com a adesão da vontade de Abraão e poupou Isaac. Esse tornou-se pai de muitas gerações e povos. Moisés disse sim a Deus e tornou-se o grande libertador de Israel, e conduziu esse povo à terra prometida. Samuel disse sim ao apelo do Senhor que o chamava: “Samuel…”, e tornou-se juiz de Israel e grande profeta.

Jeremias, apenas uma criança, disse sim à Palavra do Senhor, tornou-se o grande profeta com poder sobre nações e reinos. Davi um humilde pastor… disse sim a Deus, e tornou-se grande Rei de Israel. João Batista no deserto, disse sim a Deus, e tornou-se um grande pregador, preparando o caminho do Senhor. Por fim, Dom José Chaves exclamou: “também fazemos parte da história da salvação no plano do Pai. Pois, temos a nossa história pessoal de salvação. Nossa vida, o nosso dia a dia está cheio de apelos d’Ele”. Disse ainda que permitimos que o Senhor transforme nossa vida quando o aceitamos e, através de nós, muitas pessoas dizem o seu sim a ele”.

Não me imagino em outra vocação. Se não fosse padre, a única aptidão seria a de um bom vaqueiro. Sou grato a Deus pela minha vocação, por não ser vaqueiro, mas pastor de almas.

O bispo pediu que olhemos para a humildade da Virgem Maria, que no mistério da anunciação deu o seu sim em resposta ao anjo: “Eis aqui a serva do senhor, faça-me em mim, segundo a tua palavra”, e assim marcou o início de uma nova época, pois daí iniciou a história da salvação no mundo. Ele exaltou ainda o sim de Jesus a Deus. “Mas o grande sim, o grande amém do Pai é Jesus. Dom José também mencionou que o grande sim do pároco é Jesus. “Por suas Chagas fomos curados. Ele tomou sobre si os nossos pecados”. E, assegurou dizendo que “fazemos parte da história povo de Deus.”

Dom José também refletiu sobre o Advento, dizendo que é tempo de preparação para receber a renovação do nosso grande sim ao enviado Pai: “Jesus. Não tenhamos medo de dizer o sim a ele. Dessa forma, vamos renovar o nosso sim. Na verdade, o meu por exemplo, eu disse há 65 anos. Mal sabia as consequências da resposta. Eu vi muitos colegas se afundarem, muitos deixando a barca, e a gente ficando só. Dá um desânimo ficar sozinho. Eu dei um sim a Deus e essa resposta que me ajudou a perseverar até hoje e espero que seja até o resto da minha vida. Agradeço ao Senhor por ser padre. O querer para mim foi definitivo. Agradeço muito ao Senhor pela minha vocação sacerdotal, minha vocação de padre. Não me imagino em outra vocação. Se não fosse padre, a única aptidão seria a de um bom vaqueiro. Sou grato a Deus pela minha vocação, por não ser vaqueiro, mas pastor de almas. Eu tentei conduzi-los na minha pobreza, mas procurei cumprir meu dever. Agradeço as orações de vocês.”.

Em suma, agradeceu a Nossa Senhora o lema sacerdotal “Ide, ensinai o Evangelho”. Gratidão é uma grande virtude que orna o coração humano. Que a Imaculada nos proteja e nos acompanhe sempre.

Texto: Indra Liah
Fotografia: Stephani Couto
Pascom Paróquia Sant’Ana – Uruaçu (GO).

Veja mais fotos