Anunciada a nomeação do novo arcebispo da arquidiocese de Brasília (DF), nesta quarta-feira, 21 de outubro. O Papa Francisco escolheu dom Paulo Cezar Costa, até então bispo de São Carlos (SP). A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação a dom Paulo Cezar pela nova missão, agora na Capital Federal.
A arquidiocese de Brasília estava vacante desde 11 de março deste ano, quando o então arcebispo, o cardeal Sergio da Rocha, foi nomeado arcebispo de Salvador (BA) e primaz do Brasil. Durante o período de vacância, o bispo auxiliar dom José Aparecido Gonçalves de Almeida desempenhou a função de administrador diocesano.
Dom Paulo Cezar Costa
Natural de Valença (RJ), dom Paulo Cezar Costa nasceu em 20 de julho de 1967, filho de Geraldo Manoel da Costa Amaral e Maria Alice Miranda Amaral. Possui graduação em Teologia pelo Instituto Superior de Teologia da arquidiocese do Rio de Janeiro (1991), Mestrado (1998) e Doutorado (2001) em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana.
Foi ordenado presbítero aos 5 de dezembro de 1992. Em seu ministério presbiteral, foi vigário paroquial, pároco, reitor do Seminário Diocesano Paulo VI, em Nova Iguaçu (RJ). Colaborou na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) como membro do grupo de peritos da Comissão Episcopal de Doutrina e membro do Instituto Nacional de Pastoral.
Também atuou no âmbito acadêmico: na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), foi professor titular, coordenador e diretor do Departamento de Teologia. No Instituto de Filosofia e Teologia Paulo VI, foi professor e diretor. Ainda exerceu docência no Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro e na Escola Teológica São Bento (ETSB).
Em 2010, foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ). Durante o quadriênio 2011-2015, foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB. Na realização da JMJ-2013, atuou como diretor administrativo.
Em 22 de junho 2016, foi nomeado 7º bispo da diocese de São Carlos pelo Papa Francisco. Sua posse canônica ocorreu no dia 6 de agosto daquele ano, na Catedral de São Carlos. Atualmente, é integrante do grupo de bispos consultivos do Conselho Episcopal Latino Americano (Celam); presidente do Grupo de Análise de Conjuntura Eclesial da CNBB; responsável pelo Setor Universidades da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação da CNBB; referencial para o Instituto Nacional de Pastoral Alberto Antoniazzi (Inapaz); membro do Conselho Permanente da CNBB; membro da Pontifícia Comissão para América Latina e do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos.
Saudação a Dom Paulo Cezar Costa
Brasília-DF, 21 de outubro de 2020
Estimado irmão, dom Paulo Cezar Costa,
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) alegra-se pela notícia de sua nomeação como novo arcebispo da Arquidiocese de Brasília (DF), divulgada nesta quarta-feira, 21 de outubro. Junto com a porção do povo de Deus desta Igreja Particular que acolhe a sede de nossa Conferência, queremos te acolher e bendizer a Deus pelo seu sim.
Sua doação à Igreja, por meio dos diversos serviços desempenhados, desde o tempo de presbítero, nos aponta um horizonte de um pastoreio frutuoso. Aqui recordamos sua atuação no grupo de peritos da Comissão Episcopal de Doutrina e no Instituto Nacional de Pastoral. Já como bispo, durante o período em que foi auxiliar na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, contribuiu na mesma Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé, desta vez como membro.
Atualmente, tem enriquecido o trabalho desta Conferência ao presidir o Grupo de Análise de Conjuntura Eclesial e ser o referencial para o Setor Universidades da CNBB e para o Instituto Nacional de Pastoral Alberto Antoniazzi (INAPAZ). Em âmbito universal, foi escolhido pelo Santo Padre como membro da Pontifícia Comissão para América Latina e do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos. Aqui sublinhamos também sua atuação como consultor no Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM).
Receba com nossos votos esta reflexão do Papa Francisco sobre Unidade e Profecia – na Santa Missa com a bênção dos pálios para os novos arcebispos metropolitanos, em junho deste ano: “A unidade é um princípio que se ativa com a oração, porque a oração permite ao Espírito Santo intervir, abrir à esperança, encurtar as distâncias, manter-nos juntos nas dificuldades […] a profecia nasce quando nos deixamos provocar por Deus: não quando gerimos a própria tranquilidade, mantendo tudo sob controle. […] Quando o Evangelho inverte as certezas, brota a profecia. Só quem se abre às surpresas de Deus é que se torna profeta”.
Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e de Brasília, interceda e conduza seu pastoreio, participando do sonho de São João Bosco no coração desta Terra de Santa Cruz.
Em Cristo,
Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB
Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB
Dom Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima (RR)
Segundo Vice-Presidente da CNBB
Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB