II Encontro Diocesano para Acólitos e Cerimoniários da Diocese de Uruaçu

No dia 28 de julho, a Paróquia São Sebastião de Uruaçu sediou o II Encontro Diocesano para Acólitos e Cerimoniários, reunindo mais de 160 jovens de 15 paróquias diferentes, representando todas as cinco foranias da Diocese de Uruaçu.

Início do Encontro, Espiritualidade e Formação

O evento teve início com um café da manhã, seguido pela apresentação dos membros da Dimensão Litúrgica Diocesana e das paróquias presentes, criando um ambiente de animação e integração.

Os participantes se reuniram para a oração do Terço, onde cada mistério foi conduzido por uma forania diferente, fortalecendo a devoção e a unidade entre todos.

As palestras começaram com o Pe. Heric, que trouxe uma reflexão profunda sobre o Evangelho de São Mateus, capítulo 7, relacionando-o ao serviço na liturgia. Ele destacou que “[…] a oração é essencial para aqueles que vão servir na liturgia. Não é apenas uma função; a liturgia é sempre uma oferta de mim mesmo.”. Ele também abordou a importância de servir a Deus por amor e gratidão, dizendo: “Eu sirvo porque amo a Deus e quero agradecer com o meu serviço tudo aquilo que Deus já fez por mim.”

Dando sequência na programação, os Acolitos e Cerimoniários participaram da Santa Missa, presidida pelo Pe. Valdeci e concelebrada pelo Pe. Wolney, sendo um dos momentos mais marcantes do encontro. Em sua homilia, Pe. Valdeci destacou a importância de ouvir a Palavra de Deus e dialogar com Ele por meio da liturgia. “Deus hoje se revela como aquele que quer matar a nossa fome: fome física, fome espiritual, fome da graça. O que de fato Deus quer para nós é nos saciar por inteiro; Deus não faz as coisas pela metade, Ele faz por completo.” Ele ressaltou ainda que, para satisfazer a fome espiritual, é necessário reconhecer a necessidade da Graça e abrir-se para ela.

No encerramento do encontro, Pe. Volney ofereceu uma formação prática sobre o Missal, explicando a origem, seu manuseio, os índices e as diferenças entre os ritos, além de fornecer dicas valiosas que podem ser aplicadas em formações futuras nas paróquias.

Matheus Pantaleão, membro da Dimensão Litúrgica Diocesana, refletiu sobre o evento como “um momento de comunhão entre os ministérios da diocese, uma troca de experiências com conteúdo rico que nos permitiu formar e aprofundar na vocação do nosso ministério.”

O II Encontro Diocesano para Acólitos e Cerimoniários foi, de fato, um momento de fé, formação e comunhão, enriquecendo espiritualmente todos os participantes e fortalecendo os laços entre os jovens da diocese.