No dia 29 de outubro de 20204, em Uruaçu-Go, foi lançada a Pedral fundamental da Casa de Apoio São Padre Pio, onde será construída a futura sede.
O lançamento contou com a presença de Dom Giovani (Bispo Diocesano), Pe. Franciel Lopes (Pároco da Paróquia Sant’Ana), Pe. Cleber Alves (Pároco da Paróquia São Sebastião), Pe. Eguimar Matias (Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Abadia), Pe. Roberto Cezar (Reitor Seminário Diocesano São José), Pe. Marcelo Francisco (Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida), das autoridades João Batista Cunha (Diretor Assistencial do Hospital Centro Norte Goiano), Vereador Michel Mindlin (Câmara de Vereadores de Uruaçu), Valmir Pedro Tereza (Prefeito Municipal de Uruaçu), Cleomar Martins de Araújo (Prefeito Municipal de Campinorte), Flávio Moura (Prefeitura Municipal de Mara Rosa), Fernando Carneiro (Prefeito Municipal de Niquelândia), Capitã Mirian Lopes dos Reis ( Comandante da 11ª Companhia Independente Bombeiro Militar), Eliane Pinheiro (representante Marconi Perillo, Presidente Nacional do PSDB), Dr. Afonso Antônio Gonçalves Filho (Promotor de Justiça de Uruaçu-Go), Dr. Rodrigo de Souza Magalhães (Presidente da OAB- Subseção de Uruaçu-Go), Jacob Ferreira (chefe de gabinete do Deputado Estadual Bruno Peixoto), Valmir Pedro Tereza (Prefeito Municipal de Uruaçu), Azarias Machado Neto, popularmente conhecido como “Machadinho” (Prefeito eleito por Uruaçu para 2025-2028) e Eduardo Moreira (Prefeito eleito por Niquelândia para 2025-2028).
Na ocasião o Diretor Assistencial do Hospital Centro Norte Goiano, João Batista, ressaltou a importância desta obra, “um banho que seja, um momento que permite o acompanhante a deixar o hospital por seis horas para descansar um pouco, faz muita diferença, ter um lugar diferente silencioso mais acolhedor vai ser é uma diferença, é uma oportunidade de proporcionar mais dignidade as pessoas”.
A Comandante da 11ª Companhia Independente Bombeiro Militar Mirian Lopes, e membro do conselho da Casa de Apoio São Padre Pio, fortaleceu e enfatizou as palavras de João Batista, afirmando “a casa garantirá dignidade, apoio emocional e apoio religioso, são inúmeros benefícios que essa casa vai trazer para toda população” e encerrou fazendo um convite “eu convido os senhores a trabalhar também nesse projeto, nós ajude com as doações por que a messe é grande pouco sãos os trabalhadores”.
O atual prefeito de Uruaçu-Go, Valmir Pedro Tereza, em sua fala destacou a credibilidade das Obras Sociais de Uruaçu, “a gente faz o investimento de recursos e recebe o resultado que é um serviço social de qualidade para população”.
Eliane Pinheiro, que esteve presente representando Marconi Perillo, Presidente Nacional do PSDB, e provedor da maior emenda para início das construções da Casa de Apoio São Padre Pio, lembrou do início do projeto recordando de uma frase Dom Giovani “temos que acreditar no que no que sonhamos, e o Senhor acreditou e aqui estamos, e eu me sinto muito feliz de estar participando desse momento”.
O Presidente das obras sociais, Rodrigo Silva Santana destacou o trabalho que já vem sendo desenvolvido, os projetos futuros e a importância dos colaboradores atuais para as atividades das obras sociais.
Antes da bênção na pedra fundamental, Dom Giovani ao fazer uso da palavra exortou “tem um episódio no evangelho em que Jesus está em uma sinagoga e ali tavam os fariseus, os mestres da lei, e tinha um homem com a mão seca, e Jesus se aproxima dele para curá-lo, e diz que os mestres da lei dos fariseus estavam…será que ele vai curar?, hoje é dia de sábado, não se pode fazer isso. Eles estavam preocupados com a lei e Jesus com a pessoa”. E completou, “Jesus tinha um olhar para aquela pessoa, aquela pessoa importa. A partir dessas e outras atitudes do Senhor, foi fundamentado o cristianismo, que mostra que nosso olhar deve estar voltado para a pessoa, que cada pessoa importa”.
Ao concluir sua fala indagou, “O que Uruaçu ganha fazendo isso?”, respondendo disse “materialmente nada, até porque os habitantes de Uruaçu não vão usufruir dessa casa, porque quem vem no hospital tem lugar pra ficar. Aqui Uruaçu na sua grandeza mostra que é fazer o bem sem buscar retorno, essa é a chave de compreensão do cristianismo, fazer o bem não importa a quem fazendo bem sem esperar retorno, essa é a grandeza dessa obra”.
Casa de Apoio São Padre Pio
Em 2021 foi inaugurado em Uruaçu-GO o Hospital Regional do Centro-Norte, e com isso várias pessoas tiveram acesso à especialidades ainda não oferecida na região.
O hospital contribuiu muito para o povo do norte goiano, porém, ainda há um grande problema a ser resolvido, o povo mais carente que vem fazer suas consultas, cirurgias e outras coisas ficam no hospital alojado, para os que os acompanham não é possível eles ficarem no hospital por diversos motivos, os que possuem recursos financeiros vão para algum hotel ou pensão, os que não possuem tais recursos ficam na porta do hospital sem um lugar para os acolher.
A Igreja sempre preocupada com o bem de seus filhos viu aí uma grande oportunidade de
mostrar o rosto de Jesus acolhedor e dar dignidade aos seus filhos que esperam seus parentes que estão no hospital.
O bispo diocesano Dom Giovani inspirado por Deus foi impulsionado a procurar um meio para ajudar os que mais precisam e acolhe-los de forma digna, surge aí o sonho de uma casa de acolhimento. Dom Giovani muito se esforçou para que o sonho se tornasse realidade, buscou recursos e ajuda em diversos lugares, em 09 de Janeiro de 2023 foi inaugurada a Casa de Apoio São Padre Pio, funcionando ainda em um lugar improvisado.
Ela foi inaugurada com a missão de acolher aqueles que vêm para Uruaçu acompanhar seus entes queridos em tratamento no Hospital Regional Norte-Goiano. Em pouco mais de um ano, a casa já acolheu mais de 600 pessoas, oferecendo alimentação, alojamento e apoio espiritual. Em média 60 pessoas encontram na Casa de Apoio São Padre Pio um lar temporário, onde recebem não apenas refeições e um lugar para dormir, mas também apoio espiritual.
A casa sede quando for construída terá 31 quartos , refeitório, cozinha, lavanderia e uma capela para momentos de oração. Ao todo, serão 1.045 m² dedicados ao acolhimento de quem precisa.