Pe. Eguimar Matias representa a Diocese de Uruaçu no 11º Seminário de Comunicação Social

Entre os dias 10 e 13 de setembro de 2024, o Centro de Estudos do Sumaré, no Rio de Janeiro, sediou a 11ª edição do Seminário de Comunicação Social, promovido pela Arquidiocese do Rio de Janeiro. O evento, que reuniu 160 profissionais da comunicação da Igreja no Brasil, incluindo 40 participantes de forma online, trouxe à tona discussões cruciais para o futuro da comunicação eclesial no país. Com o tema “Igreja, casa de vidro – assessoria de comunicação na construção da reputação e da identidade”, o seminário se concentrou na relevância da comunicação autêntica e transparente em um mundo cada vez mais digital e interconectado.

A Diocese de Uruaçu Participa

A Diocese de Uruaçu foi representada pelo Pe. Eguimar Matias, assessor eclesial da Pastoral da Comunicação (PASCOM). Sua participação no seminário foi uma oportunidade de adquirir conhecimentos que serão de grande benefício para o fortalecimento da comunicação na diocese. As discussões e experiências compartilhadas durante o evento forneceram novas formas e ferramentas sobre como aplicar as melhores práticas na construção de uma comunicação eficaz, que reflita a identidade e os valores da Igreja.

Participação de Líderes da Igreja

O seminário contou com a presença de figuras importantes da comunicação eclesial, como Cristiane Murray, vicediretora da Sala de Imprensa do Vaticano, que contribuiu com sua vasta experiência no campo da comunicação da Igreja. O Cardeal Orani Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro, também marcou presença e destacou a importância de uma comunicação transparente e autêntica. O Prefeito do Dicastério para a Comunicação do Vaticano, Paolo Ruffini, enviou uma vídeo-mensagem aos participantes, reforçando a necessidade de a comunicação da Igreja estar sempre a serviço da verdade e da evangelização.

Dom Ricardo Hoepers, Bispo Auxiliar de Brasília e Secretário-Geral da CNBB, também enviou uma mensagem de saudação aos participantes do evento, destacando a importância da comunicação na missão da Igreja: “A comunicação é fundamental para levar aos corações a verdade do Evangelho com lucidez”.

Conferências e Temas Abordados

O evento ofereceu onze conferências que abordaram temas importantes, como prevenção e gestão de crises, estratégias de comunicação e o uso de novas tecnologias, como a Inteligência Artificial, para aprimorar a comunicação da Igreja. O Pe. Arnaldo Rodrigues, organizador do seminário e assessor de comunicação da CNBB, destacou a importância do evento para o crescimento e qualificação dos comunicadores eclesiais no Brasil.

Entre os temas debatidos, destacaram-se:

• Estratégias de Comunicação: Impacto e Eficiência nas Assessorias;
  • O que é Notícia ou Não em Tempos de Mídias Sociais;
  • Novas Ferramentas de Inteligência Artificial para Comunicação;
  • A Transparência das Instituições Religiosas na Construção da Opinião Pública;
  • Construindo Identidade: A Integração Estratégica de Comunicação e Marketing.

Esses temas são especialmente relevantes para a Diocese de Uruaçu, que busca constantemente aprimorar suas estratégias de comunicação e evangelização.

Importância para a Diocese de Uruaçu

Os temas discutidos durante o 11º Seminário de Comunicação Social terão grande impacto na Diocese de Uruaçu. Com o retorno do Pe. Eguimar Matias, a diocese poderá aplicar estratégias e conhecimentos adquiridos para melhorar sua comunicação com as comunidades locais, fortalecer a identidade católica e aumentar a transparência nas ações eclesiais. A utilização de novas tecnologias, aliada à clareza e autenticidade na mensagem, será essencial para enfrentar os desafios de evangelização no mundo atual.

Esse evento reforça o compromisso da Diocese de Uruaçu em continuar aprimorando suas ferramentas de comunicação para servir melhor a missão da Igreja e alcançar mais corações com a mensagem do Evangelho.