Na manhã de terça-feira (10) teve início a reunião do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na sede da entidade, em Brasília. Durante o encontro, os bispos deram continuidade à preparação da 53ª Assembleia Geral (AG) da CNBB, que ocorrerá de 15 a 24 de abril, em Aparecida (SP). Este ano, a AG será eletiva, ou seja, serão escolhidos a Presidência e os presidentes das Comissões Episcopais Pastorais.
Entre outros assuntos, os bispos do Conselho Permanente da CNBB refletiram, sobre a Análise de Conjuntura atual e apresentaram também assuntos próprios dos regionais.
Também esteve na pauta da reunião o Ano da Paz, o Fundo Nacional de Solidariedade e o planejamento do calendário de atividades da CNBB para 2016.
A Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial apresentou um documento sobre missão e cooperação missionária. Já a Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada falou sobre os encaminhamentos da pesquisa sobre o Clero no Brasil e a proposta da Escola de Formadores.
A reunião do Conselho Permanente prosseguiu até hoje, quinta-feira, 12.
Assessores
Antecedendo a reunião do Conselho Permanente, o Grupo de Assessores (GA) da CNBB também esteve reunido no dia 9, em Brasília, em um momento de avaliação, partilha e estudo das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) para o quadriênio de 2015 a 2019.
O bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, acompanhou a reunião. Na oportunidade, Dom Leonardo falou sobre os preparativos da 53ª Assembleia Geral da CNBB.
O assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da CNBB, Pe. Ari Reis, conduziu o estudo sobre as DGAE.
Conselho Permanente da CNBB
É formado pela Presidência da entidade, pelos presidentes das 12 Comissões Episcopais Pastorais e pelos representantes dos 17 Regionais da CNBB, num total de 41 bispos.
Com CNBB Nacional