Mensagem aos Catequistas

0
1444

204-alfabetizacao-abre “Vós sois as testemunhas destas coisas” (Lc 24,48)
Tenho a alegria de me dirigir a todos vós que sois catequistas na nossa amada Diocese de Uruaçu. Neste último domingo do mês das vocações celebramos o dia dos catequistas. É o dia de todos vós que tendes a bela missão de introduzir as pessoas no mistério de Cristo.

Como é gratificante andar pelo solo sagrado de nossa Diocese e encontrar-vos, nas paróquias e comunidades, com muita disposição ajudando no crescimento da fé. Vós sois semeadores de uma mensagem de esperança e alegria para os que frequentam os encontros de aprendizado e vivência da fé. É preciso ter a certeza que essas sementes caídas em terra boa, vão germinar, crescer e produzir muitos frutos. Aquela pessoa que passou por um belo processo de evangelização, na catequese, leva consigo, para onde quer que vá, o que foi plantado em sua vida. Essa pessoa dificilmente abandonará a Jesus porque seu processo catequético não foi insuficiente. Mesmo que venha cair algumas vezes, devido a sua fragilidade, buscará sempre uma mão amiga para dar-lhe o apoio para se levantar. Principalmente buscará a mão de Jesus.

Ser catequista é ser alguém que tem a vocação de despertar as pessoas para o discipulado de Jesus. É fazer com que todos se tornem discípulos dele. “Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai, do Filho e Espírito Santo e ensinando-as a observar quanto vos ordenei” (Mt 28,19-20a). Como essa missão é bonita! Gerar um discípulo para Jesus é muito gratificante!

Vós sois colaboradores na nossa Igreja Diocesana e especificamente nas comunidades onde atuam. Eu me alegro com o serviço generoso de todos vós. Não sois professores, mas catequistas. Não tendes alunos, mas discípulos de Jesus em crescimento. Não celebrais formatura, mas encontros com Cristo. Vós tendes sempre a missão de indicar um caminho aberto para que o discípulo ande muito até chegar a Jesus.

Vós ensinais não só com palavras, mas principalmente com o testemunho. Continuai a amar a Palavra de Deus, viver da Eucaristia, ter vida de oração.  Buscai a misericórdia divina que restaura os estragos da fragilidade e senti sempre que sois muito amados de Deus.

Ofereço as minhas pobres orações em favor do vosso apostolado. Uno-me às alegrias dos párocos, vigários paroquiais e famílias que agradecem o grande apoio evangelizador que dais nas comunidades.

Seja a Bíblia o livro principal em vossa atuação. Despertai  o amor nos catequizandos para com Eucaristia. Seja o sacrário o lugar predileto da visita deles. Ensinai a devoção amorosa a Nossa Senhora, pois quem ama a mãe nunca não vai abandoná-la.

Parabéns por esse dia e Deus  vos abençoe hoje e sempre.

Dom Messias dos Reis Silveira

Bispo Diocesano