Formação para Agentes da Pastoral da Sobriedade em Rialma

0
878

13102733_1113782535329953_6245158144709470363_n

Coordenadores e agentes da pastoral da sobriedade, juntamente com a Paróquia Nossa Senhora das Graças, Rialma/GO – Diocese de Uruaçu realizou entre os dias 07 e 08 de maio de 2016 o Curso de Formação para Agentes da Pastoral da Sobriedade. Com a presença de mais de 60 agentes das cidades de Ceres, Rialma, Santa Isabel, Goianésia, Uruaçu, Minaçu, Itapuranga, Crixás e Brasília. A formação contou também com a presença do Coordenador da Regional Centro-Oeste da Pastoral da Sobriedade Nilson Almeida Vieira e do até então Coordenador Diocesano Luiz Humberto Ribeiro. Na oportunidade, o Coordenador da Regional Centro-Oeste nomeou a mais nova Coordenadora Diocesana Lourdes Feliciano. A música, acolhida e louvor ficaram a serviço do ministro de louvor, cantor, compositor e músico professor Nilton “Batata” como é conhecido. Durante os dias de formação foram ministrado palestras e atividades práticas da atuação do agente dentro da pastoral.

Nilson Almeida apresentou aos participantes a história da pastoral desde a sua constituição, marcada pelo pronunciamento do então Papa agora Santo São João Paulo II em que disse – A droga é um mal e ao mal não se dá trégua – assim se deu origem a Pastoral da Sobriedade. Nilson discorreu sobre os pontos principais da pastoral, tal qual o alvo principal que é – acabar com os consumidores da droga – e salientou “A pastoral da sobriedade não é uma pastoral de proibição, mas sim de acolhimento”, a pastoral primeiro auxilia a família do dependente para que depois, o dependente visualizando a transformação da família chegue à pastoral. O objetivo da pastoral é chegar ao núcleo central do ser humano a família, a igreja domestica. Entre informações, dados, exemplos e testemunhos de vida, Nilson pontua a importância e a necessidade do amor e do amar a quem mesmo não te ama.

Pedro Lucena, agente da pastoral da sobriedade na cidade de Crixás/GO, apontou as fundamentações bíblicas que auxilia o agente da pastoral durante os encontros dos grupos de auto – ajuda, noutro momento Marcelo da pastoral da sobriedade da cidade de Rialma/GO pontuou a missão da pastoral e de seus agentes, enfatizando as características, a postura e os deveres que o agente da pastoral deve ter e manter durante sua atuação e Alessandra Silva, agente da pastoral da sobriedade em Brasília/DF juntamente com Nilson apresentou os doze passos da Pastoral da Sobriedade que são vivenciados no Programa de Vida Nova, assim cumprindo a missão de também evangelizar.

“Sobriedade e Paz, só por hoje Graças a Deus”

Nayara Cristina/ Daryane Evelyn
PASCOM – Paróquia Nossa Senhora das Graças – Rialma/GO – Diocese de Uruaçu/GO.