O 7º Encontro Nacional da Pascom começa nesta sexta-feira, 22 de julho, no mosteiro de Itaici, em São Paulo, com o tema “Comunicação e Sinodalidade: comunhão, participação e missão”. Para ajudar na reflexão, foram convidados especialistas do Brasil e do exterior.
Participam deste encontro, principalmente, os agentes da Pastoral da Comunicação e todos os que estão envolvidos em atividades da comunicação (assessores de comunicação, profissionais de veículos de inspiração católica, entre outros) e na ação evangelizadora.
De acordo com a coordenação da Pascom Brasil, o tema central deste 7º Encontro Nacional “faz ecoar o grande momento vivido pela Igreja com a experiência do Sínodo dos Bispos sobre sinodalidade. É o momento oportuno para os agentes da Pascom pensarem sua missão à luz da convocação feita pelo Papa Francisco”.
Para a conferência de abertura, às 17h, está confirmado o sacerdote português padre Sérgio Leal, que participará de modo remoto. Ele é especialista em sinodalidade, colaborou como assistente da Secretaria Geral do Sínodo para a Amazônia (2019).
Confira abaixo a programação detalhada e o perfil de cada conferencista:
Sexta-feira, 22 de julho
16h – Credenciamento
17h – Solenidade de abertura (Oração, composição da mesa e conferência)
Conferência de abertura | Comunicação e sinodalidade: comunhão, participação e missão
- O objetivo desta conferência é destacar o momento presente da caminhada eclesial. Fazer caminho sinodal é gerar processos. A comunhão como lugar privilegiado para o exercício da sinodalidade. Comunhão, participação e missão como pilares do agir missionário do comunicador cristão. Conversão pastoral.
Convidado
Padre Sérgio Leal é sacerdote da diocese de Porto (Portugal), Foi enviado em missão de estudos em Teologia Pastoral na Pontifícia Universidade Lateranense em Roma e concluiu o segundo grau de licenciatura, em 2018, com a apresentação da dissertação: A Sinfonia da Sinodalidade: A sinodalidade como dinâmica para uma permanente conversão pastoral no magistério do Papa Francisco de 2013 a 2017. É doutorando na mesma Universidade com a investigação acerca do ministério pastoral numa Igreja Sinodal. Atualmente é formador no Seminário Maior de Nossa Senhora da Conceição do Porto e pároco in solidum na Paróquia da Sé.
19h – Jantar
20h – Roda de conversa | Igreja Sinodal: perspectivas e desafios
- Nesta roda de conversa, os convidados irão partilhar alguns frutos da caminhada sinodal da Igreja no Brasil. Desafios sentidos no processo e perspectivas para uma Igreja Sinodal. De que forma a Pastoral da Comunicação poderá responder a estes anseios.
Convidados
Padre Aquino Junior é presbítero da diocese de Limoeiro do Norte, no Ceará, professor de teologia na Faculdade Católica de Fortaleza e no programa de pós-graduação em Teologia da Universidade Católica de Pernambuco.
Irmã Teresinha Mendonça Del’Acqua é religiosa da Congregação da Ordem Terceira de St. Francisco de Maria Imaculada, as Franciscanas de Maria Imaculada. É licenciada em Psicologia, mestra em Ciências Ambientais e Saúde. Possui ampla experiência missionária e atualmente faz parte da Equipe Interdisciplinar da CRB Nacional, da Equipe Nacional de Animação do Sínodo e Equipe Congregacional “Criando uma Comunidade de Esperança” e de outras.
21h – Boas práticas | Partilhas de experiência de Articulação na Pascom
Sábado, 23 de julho
A programação do sábado contará com momentos de conferência no auditório e também as trilhas temáticas. Serão momentos em que os participantes aprofundarão os três pilares do Sínodo (comunhão, participação e missão).
07h30 – Café da manhã
8h30 – Oração da manhã
9h30 – Conferência | Ser Igreja: transversalidade a serviço da comunhão
- Para esta conferência está a motivação principal de que ser Pascom é ser Igreja, não um apêndice da estrutura eclesial. Riscos de uma pastoral autorreferencial. Transversalidade como caminho para a vivência da comunhão. Indicativos para vivência da transversalidade nas comunidades eclesiais missionárias.
Convidado
10h30 – Cafezinho
11h – Boas práticas | Partilhas de experiência de Formação na Pascom
11h15 – Conferência| Espiritualidade na comunicação: a oração como fonte de vivência da fé
- Nesta conferência, os participantes terão a oportunidade de refletir sobre a Espiritualidade como exercício de intimidade com o Senhor. Necessidade do agente da Pascom viver o eixo da espiritualidade como experiência espiritual pessoal e comunitária. Espiritualidade como eixo que dá sentido a todos os outros.
Convidada
12h15 – Boas práticas | Partilhas de experiência de Espiritualidade na Pascom
12h30 – Lançamento do tema do Mutirão de Comunicação 2023
Almoço
14h – Trilhas temáticas (escolhidas no ato da inscrição)
Trilhas Comunhão
1. Concílio Vaticano II: 60 anos depois, qual o caminho?
- Em que o Concílio Vaticano II mudou a Igreja? Linhas gerais do Concílio e suas aplicações 60 anos depois. A segunda recepção do Concílio Vaticano II. Impactos eclesiais na América Latina e Brasil.
Convidada
2. Ministerialidade na Igreja sinodal: leigos e leigas como sujeitos eclesiais
- Uma Igreja em constante conversão. Esforços do Papa Francisco para participação dos leigos e leigas. Chamados, escolhidos e enviados: a dimensão ministerial do laicato e sua pluralidade.
Convidados
Trilhas Participação
1. Pascom e Pastorais Sociais
- Realidade social brasileira e ação evangelizadora da Igreja no Brasil. Pastorais Sociais na Igreja em Saída. Como comunicar as pastorais sociais na comunidade eclesial missionária? Parcerias e integrações necessárias na ação pastoral.
Convidada
2. Interatividade e proximidade no ambiente digital
- Das redes de comunicação às redes de comunhão. Primeirear, escutar, esperançar e sinodalizar no ambiente digital. Cristianismos digitais e a fé onlife.
Convidada
Trilhas Missão
1. Igreja Missionária e solidária: comunidades em estado permanente de missão
- Pilar da missão a partir das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora. Desafios missionários no pós-pandemia. Formação missionária dos batizados na comunidade eclesial. Comunicar a missão na comunidade eclesial. Testemunho missionário do comunicador cristão.
Convidada
2. Juventudes na Igreja Sinodal
- Ementa: O lugar das juventudes na Igreja Sinodal. Reconhecer e valorizar o protagonismo dos jovens na comunidade eclesial e na sociedade como agentes de transformação. Processo integral de encontro com a pessoa de Jesus. Compromisso com a missão evangelizadora da Igreja. Juventudes na comunicação.
Convidados
16h00 – Cafezinho (30’)
16h30 – Continuação das trilhas (120’)
18h30 – Tempo livre
19h30 – Jantar
20h30 – Momento cultural
21h30 – Chá da noite
Domingo, 24 de julho
A programação do domingo contará com um painel temático, um momento de bate-papo com a coordenação nacional e a celebração de encerramento, com o envio missionário dos agentes da Pascom e agradecimento pela primeira turma do curso Fundamentos da Pastoral da Comunicação.
07h30 – Café da manhã
8h – Oração da manhã (30’)
8h30 – Painel | Eleições 2022: postura, gerenciamento de crises, produção de conteúdos
- Como tratar sobre política na ação evangelizadora e na comunicação pastoral? Desafios, riscos e limites. Combate às fake news. Comunicação eficaz para a consciência eleitoral.
Convidados
9h15 – Papo aberto | Momento de escuta e dúvidas com a Coordenação Nacional
Convidados
10h – Boas práticas | Partilhas de experiência de Produção na Pascom
10h15 – Anúncio dos finalistas dos Prêmios de Comunicação da CNBB
10h30 – Cafezinho
11h – Missa de encerramento | Envio missionário e Ação de Graças pela 1ª Turma da Escola Nacional de Comunicação
12h – Almoço
Com informações da Pascom Brasil
Fonte: CNBB