Missa de envio encerra curso Ad Gentes promovido pelo Centro Cultural Missionário, o CCM 

0
293

Nessa terça-feira, 18 de outubro, uma missa presidida pelo bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella, e concelebrada pelos padres Djalma Ribeiro, diretor do Centro Cultural Missionário (CCM) e o padre Roney Lima, missionário do Sagrado Coração, encerrou o curso Ad Gentes de extensão para missionários e missionárias enviados além-fronteiras, promovido desde o dia 3 de outubro, pelo Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília (DF). O curso contou com a participação de sete missionários. 

Em sua homilia dom Joel ressaltou o quão bonito é “quando conseguimos trazer a Palavra de Deus para a nossa vida, para a nossa existência – e vocês são mestres nisso”, disse o secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella, se referindo aos participantes. 

Já o padre Djalma, diretor do CCM, expressou gratidão a Deus, pela vida dos missionários e missionárias que participaram do curso se preparando para a missão em outras terras:

“É um grupo pequeno, mas a graça de Deus é grande. Que vocês onde estiverem possam ser o pouco de fermento que se coloca na massa, com a sua vida e missão façam com que Jesus seja conhecido e amado. Sejam multiplicadores do amor de Deus, propaguem a alegria do Evangelho a todas a pessoas que vocês encontrarem, por onde passarem semeiem o amor”, disse o padre Djalma.

Ao final, houve o rito de oficialização em que eles receberam a cruz missionária.

Experiências 

Uma das participantes do curso, a irmã Heide Thaís, franciscana missionária de Maria, natural de Brasília (DF) e que atualmente reside em Taubaté (SP), falou que foi enviada para missão na República Democrática do Congo, país do continente africano.

Ela contou que a experiência de participar dessa formação amplia enquanto mundo, enquanto missão. “Sou missionária por formação, mas é muito bonito reconhecer enquanto Igreja esse caminho e não somente como chamado e envio enquanto congregação, mas como Igreja”. 

Para ela foi um momento muito oportuno “toda a presença enquanto formadores, enquanto aqueles que nos acompanharam e a presença dos bispos”.

“Tivemos a presença de alguns bispos que reforçaram em nós que somos Igreja – eu vou, não vou sozinha, vou com toda a Igreja e estou como Igreja”. 

O Curso

O Curso Ad Gentes oferece uma formação missionária específica para missionários enviados à missão Ad Gentes. Ele é promovido pelo Centro Cultural Missionário da CNBB, em parceria com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e a Comissão Episcopal Pastoral para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB.

Para os dias que os participantes passam juntos no CCM, além do curso de que participam, são convidados a cultivar um estilo de vida de despojamento, serviço, acolhida, vida comunitária, espiritualidade e cuidado com o todo que os envolve. O curso foi intensivo: manhã e tarde. A noite foi reservada para execução das atividades solicitadas pelos assessores. 

No curso houve explanações, debates, oficinas e plenários.  

Fonte: CNBB