Retrospectiva 2021: Comissão para a Comunicação promoveu encontros com o objetivo de refletir a comunicação a partir da perspectiva cristã

0
130

Retrospectiva 2021

 

A Comissão para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 2021, realizou a 53ª edição dos Prêmios de Comunicação da CNBB. O edital foi lançado em novembro de 2020 e a cerimônia de entrega aconteceu em outubro deste ano, de modo remoto, devido aos limites impostos pela pandemia.

Para além desta iniciativa, a Comissão promoveu ao longo deste ano reuniões com dirigentes das emissoras católicas bem como encontros nacionais, com o objetivo de refletir a comunicação e seus processos a partir da perspectiva cristã.

Reveja as principais ações ocorridas:

PRÊMIOS DE COMUNICAÇÃO DA CNBB

As inscrições para os Prêmios de Comunicação da CNBB foram abertas entre os dias 22 de fevereiro e 10 de junho de 2021 para trabalhos realizados entre 1 de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2020. O edital foi lançado em novembro.

Além dos prêmios tradicionais (Cinema, TV, Rádio, Internet/Redes Sociais e Imprensa), a CNBB estreou nesta 53ª edição duas novas categorias – Pesquisas de Pós-Graduação e práticas e experiências da Pastoral da Comunicação.

Os ganhadores foram anunciados no dia 20 de outubro, com uma cerimônia que se deu, de modo remoto, devido aos limites impostos pela pandemia. Os 45 finalistas participaram, de forma virtual, de um programa de televisão dinâmico, com produção coordenada pela TV Pai Eterno. O programa foi ao ar às 21h nas emissoras de inspiração católica e redes sociais da CNBB.

O anúncio dos 15 ganhadores dos Prêmios foi feito ao longo do programa, que contou com a apresentação da Manuela Castro, assessora de Comunicação da CNBB e do jornalista Zé Eymard.

 

REUNIÃO COM DIRIGENTES DE EMISSORAS CATÓLICAS E SIGNIS BRASIL

Em março, a Comissão para a Comunicação esteve reunida virtualmente com representantes da Signis Brasil e dirigentes das emissoras de televisão de inspiração católica. Na pauta estiveram assuntos ligados ao planejamento e a parceria realizada entre a CNBB e os canais católicos.

MISSA PELOS COMUNICADORES 

No domingo da Ascensão do Senhor, 16 de maio, comunicadores de todo o Brasil celebraram o Dia Mundial das Comunicações por meio da transmissão de duas celebrações eucarísticas, em sua intenção, direto do Santuário Basílica de Nossa Senhora da Piedade, em Caeté (MG).

A primeira celebração foi presidida pelo arcebispo de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, às 8h, com transmissão pelas emissoras de inspiração católica Século 21, Rede Vida, TV Horizonte, Pai Eterno e TV Nazaré.

A segunda celebração foi presidida pelo bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG), dom Joaquim Giovani Mol, às 15h, com transmissão pela TV Horizonte, TV Evangelizar, TV Imaculada, TV Aparecida, Canção Nova, TV Nazaré e Web Bom Jesus. Ambas as celebrações terão transmissão pelas redes sociais da CNBB (Facebook e Youtube) e da Pascom Brasil e por rádios católicas.

As duas celebrações eucarísticas estiveram inseridas na Semana da Comunicação, da Pascom Brasil, para celebrar o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais. A programação ocorreu de 10 a 16 de maio, com três lives inspiradas na mensagem do Papa Francisco para este ano: “Vinde ver! (Jo 1,46) Comunicar encontrando as pessoas como e onde estão”. As lives foram transmitidas pelo Youtube e Facebook da Pascom Brasil.

PRIMEIRO CENSO DAS RÁDIOS DE INSPIRAÇÃO CATÓLICA NO BRASIL

Diante do aval do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a realização do primeiro censo das rádios de inspiração católica no Brasil, uma parceria da Rede Católica de Rádios (RCR) e a Comissão para a Comunicação da CNBB, o portal da Conferência conversou com a diretoria da RCR para saber quais serão os próximos passos para a sua realização.

Angela Morais, presidente da RCR, disse que a partir de agora, a RCR e a Signis Rádio têm como meta o planejamento da comunicação estratégica para que o censo possa dar o seu início. “Nosso maior objetivo é aproximar as emissoras católicas que são muitas no Brasil daquela que é a nossa grande missão: ser força, fortalecer a Igreja no Brasil através do rádio”, disse.

MUTIRÃO DE COMUNICAÇÃO

A 12ª Edição do Mutirão de Comunicação teve início no dia 23 de julho, com a abertura da sala de início da transmissão às 16h45. O evento foi promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com realização da Pascom Brasil, Signis Brasil e Rede Católica de Rádios e patrocínio da Agência Parábola, CiaTicket, Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos, Magnificat e apoio da Lumina Viagens e Turismo, PUC Minas e arquidiocese de Belo Horizonte.

5.600 pessoas participaram da 12ª edição do Mutirão de Comunicação. O evento entrou para a história da Igreja no Brasil como um dos maiores de comunicação realizado no país.

Confira como foi:

ENCONTRO NACIONAL PARA ELABORAÇÃO DO GUIA DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA

Em outubro foi realizada a 11ª edição do Encontro de Comunicação Integrada na Igreja do Brasil, de forma online. Participaram 71 profissionais, jornalistas e pasconeiros que atuam na linha de frente da comunicação nos regionais da Conferência, das arquidioceses, dioceses, pastorais e organismos. O encontro foi organizado pela Assessoria de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Comissão para a Comunicação da CNBB.

A motivação para o encontro surgiu a partir da necessidade de atualizar e complementar o Guia de Comunicação Integrada, um processo iniciado em 2018 e que servirá de referência para ajudar os profissionais de comunicação que trabalham para a Igreja na elaboração de conteúdos e questões relacionadas à comunicação.

GRECOM

O grupo de reflexão sobre comunicação, o Grecom, pertencente à Comissão para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), esteve reunido, de modo online, a fim de refletir a comunicação e seus processos a partir da perspectiva cristã.

Na pauta, também estiveram presentes propostas e atividades do Grupo para 2022. Uma delas é a de que os participantes irão pensar numa estruturação e viabilização dos estudos e atividades do Grecom, no site da CNBB.

Reuniões trimestrais, sempre às sextas, foram definidas para serem realizadas em 2022. Além disso, o Grupo pretende gravar podcasts periódicos com temas pertinentes de comunicação.

Uma proposta de revisão e reforma do Diretório de Comunicação também está prevista para ser apresentada no ano que vem pelo Grupo.

Fonte: CNBB